Boa Prática

20/11/2017

Início > ASSESSORIA AMBIENTAL

ASSESSORIA AMBIENTAL

Sindicato: Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG)

Presidente do sindicato: Áureo Calçado Barbosa

Mandato: 12/2016 a 12/2018

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A Assessoria Ambiental, desenvolvida pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG), tem o objetivo de orientar a atividade produtiva das empresas, estimulando-as a atuar em conformidade com as exigências previstas na legislação ambiental. A boa prática chama a atenção para a importância da regularização das atividades, adoção de ações preventivas de controle ambiental e promove a articulação dos interesses ambientais coletivos junto aos órgãos públicos para sedimentar o desenvolvimento sustentável do polo moveleiro de Ubá.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu quando o INTERSIND/MG detectou as dificuldades que as associadas enfrentavam para atender às exigências da legislação ambiental, bem como arcar com os custos das ações previstas na lei. A Assessoria Ambiental foi concebida para oferecer orientação para as empresas e, ao mesmo tempo, incentivar a adoção de ações conjuntas que refletissem na redução de custos para implementação de ações voltadas para a sustentabilidade.


Como fazer acontecer

Para sedimentar a Assessoria Ambiental, o INTERSIND/MG passou a oferecer uma série de serviços, visando despertar o interesse e estimular a participação das empresas associadas. Criou uma ferramenta de controle ambiental e passou a elaborar calendários de obrigações ambientais personalizados para o setor e calendários de custos ambientais. As ações incluem a divulgação de lembretes e informativos estratégicos sobre obrigações e pagamentos de taxas ambientais. O INTERSIND/MG adotou a realização de campanhas dirigidas às empresas associadas para avaliação e adequação das não conformidades relacionadas aos aspectos ambientais, promoção de workshops, treinamentos e plantões de atendimento para regularização ambiental em massa. O sindicato também criou um canal de atendimento personalizado para as filiadas e passou a realizar articulações com as esferas públicas e judiciais a favor do setor.

Para viabilizar a boa prática, o INTERSIND/MG contrata uma consultoria externa para prestação de serviços aos associados e coloca um profissional à disposição para divulgação das ações que integram a Assessoria Ambiental.


Principais resultados

Ao disponibilizar a Assessoria Ambiental, o INTERSIND/MG promoveu a união das empresas e ampliou a capacidade de acesso das associadas aos órgãos de controle ambiental, poderes Legislativo e Executivo, melhorando a comunicação e estabelecendo canais para facilitar a avaliação das demandas do setor pelo poder público.

Ao estreitar o contato entre as empresas, a boa prática viabiliza parcerias que reduzem os custos com a destinação de alguns tipos de resíduos. A ação também tem como viés capacitar as empresas para acompanhar e operacionalizar as obrigações ambientais.

Com isso, o INTERSIND/MG registrou redução no número de associadas atuando em não conformidade junto ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA. Em 2011, 31% das empresas estavam nessa situação e, em 2016, esse número caiu para 1,8%. O número de empresas não licenciadas e sem processo de licenciamento formalizado caiu de 58% em 2011 para 11% em 2016. A ação também resultou na redução do passivo ambiental e da penalização por inobservância da legislação. A Assessoria Ambiental promoveu o desenvolvimento sustentável e contribuiu para melhorar a imagem institucional do INTERSIND/MG e do polo moveleiro de Ubá junto à sociedade.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG)/MG: ars@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br