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RELATÓRIO DE FALHAS NA EXECUÇÃO DAS OBRAS DA BR 282

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Lages (Simmmel-Lages/SC)

Presidente do sindicato: Celso Marcolin

Mandato: 1/2015 a 1/2018

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Em defesa dos interesses setoriais e da adequada aplicação dos recursos públicos, o Simmmel/SC liderou a formulação de um relatório que apontou uma série de irregularidades ocorridas na execução das obras da BR 282. A rodovia corta o perímetro urbano de Lages e liga Florianópolis a Paraíso, na divisa do estado com a Argentina.

O relatório foi produzido com a participação voluntária de engenheiros civis e elétricos, entre outros profissionais especializados. Teve como consequência imediata a melhoria e aceleração das obras de recuperação do trecho de 5,8 Km que corta o município.


Como surgiu a ideia

Durante uma reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, o presidente do Simmmel/SC propôs a elaboração de um documento com informações técnicas para registrar o descaso com o dinheiro público na execução da obra da BR 282.

As entidades que integram o Fórum prontamente se dispuseram a participar da iniciativa e mobilizaram técnicos e outros apoiadores para o processo de documentação das irregularidades no canteiro de obras.


Como fazer acontecer

A primeira providência adotada pelo Simmmel/SC foi a formação da equipe para documentação in loco das evidências de má gestão do projeto de recuperação da rodovia. Além de engenheiros e profissionais da construção civil, um fotógrafo se responsabilizou pelo registro das imagens que seriam anexadas ao dossiê técnico.

Com o levantamento concluído, o Simmmel/SC convocou uma entrevista coletiva com a imprensa para efetuar a denúncia e apresentar as irregularidades constatadas. A ação gerou impacto instantâneo e repercutiu fortemente na comunidade local, chegando a atingir agentes governamentais dentro e fora do município.

Poucos dias depois, a Ministério Público Federal convocou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para uma audiência pública com a participação de instituições locais, entidades de representação empresarial e agentes comunitários. O resultado foi a mudança no padrão e na forma de execução das obras.


Principais resultados

O exemplo do Simmmel/SC comprova que, por meio da mobilização da sociedade civil organizada e da coleta de evidências do descaso com o dinheiro público, é possível reverter situações que dificultam o desenvolvimento econômico local e regional.

A ação demandou alguns meses de articulação institucional e pragmatismo. Os aditivos ao contrato original de recuperação da rodovia asseguraram a mudança do projeto executivo, elevando o padrão de qualidade e a celeridade da obra.

Como a ação teve caráter voluntário, as despesas financeiras do Simmmel/SC foram de aproximadamente R$ 500,00, decorrentes da reprodução de documentos e do envio de correspondências a órgãos públicos. A repercussão gerada, tanto para as indústrias representadas quanto para a comunidade, representa um caso inequívoco de sucesso na mobilização empresarial pela construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos negócios e ao bem-estar social.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade empresarial: média


Resultado

O exemplo do Simmmel/SC comprova que, por meio da mobilização da sociedade civil organizada e da coleta de evidências do descaso com o dinheiro público, é possível reverter situações que dificultam o desenvolvimento econômico local e regional.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Lages (Simmmel-Lages/SC)/SC: simmmel@simmmel.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br