Boa Prática

20/11/2017

Início > CAPACITAÇÃO E ENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO

CAPACITAÇÃO E ENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB/SC)

Presidente do sindicato: Dieter Claus Pfuetzenreiter

Mandato: 1/2017 a 12/2019

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2011
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB/SC) criou a Capacitação e envolvimento da equipe de negociação para preparar seus associados para participar dos processos de elaboração dos acordos salariais. O objetivo é contar com equipes mais preparadas e embasadas para desenvolvimento de acordos harmoniosos e que atendam, de maneira rápida, os interesses do segmento.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu quando o SIMMMEB/SC detectou a necessidade de capacitar equipes após um processo difícil de negociação salarial com o sindicato de trabalhadores, que resultou na paralisação de uma das maiores empresas associadas. A entidade percebeu que a equipe que representava os trabalhadores estava mais bem capacitada que a equipe do SIMMMEB/SC para as negociações, fato que demonstrou a necessidade de ajustes e melhor preparação para a condução do processo.


Como fazer acontecer

A Capacitação e envolvimento da equipe de negociação é uma ação oferecida pelo SIMMMEB/SC, não incidindo em custos adicionais.

Para implementar a boa prática, o SIMMMEB/SC passou a não apenas convocar, mas a mobilizar as empresas para que se envolvessem nas negociações. Para isso, um executivo do sindicato visita as empresas e estimula a participação. O SIMMMEB/SC também modificou a composição da equipe de negociação, que passou a ser composta por representantes das empresas associadas, departamento jurídico e executivo da entidade. Só integra a equipe de negociação quem participou de cursos de capacitação promovidos pela FIESC. Antes de cada rodada de negociação, a equipe prepara e define estratégias que serão adotadas na mesa de negociação. O SIMMMEB/SC percebeu que o entrosamento da equipe gera melhores resultados. Outra medida importante é o envolvimento das pequenas indústrias no processo, inclusive com representantes na equipe de negociação, o que propicia ao sindicato visão mais ampla e correta das demandas do setor.

 


Principais resultados

A adoção da Capacitação e envolvimento da equipe de negociação contribuiu para o fortalecimento institucional do SIMMMEB/SC e promoveu o associativismo, fazendo com que as empresas se aproximassem do sindicato. A boa prática também produziu equipes cada vez mais qualificadas para participar de negociações salariais e, ao mesmo tempo, realizar a defesa dos interesses do setor eletrometalmecânico. A prática também foi decisiva para atração das micro e pequenas empresas para o dia a dia sindical, para o processo de negociação e para se integrarem ao cotidiano do SIMMMEB/SC. Contribuiu para a melhoria da imagem do sindicato junto aos agentes econômicos do estado e refletiu na geração de mais empregos e renda.

 


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br