Boa Prática

20/11/2017

Início > CRIAÇÃO DO COMITÊ MOVELEIRO

CRIAÇÃO DO COMITÊ MOVELEIRO

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS/RS)

Presidente do sindicato: Edson Pelicioli

Mandato: 1/2017 a 12/2018

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 6/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A demanda por um ambiente propício ao debate, compartilhamento de informações e estabelecimento de iniciativas conjuntas levaram o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS/RS) a criar o Comitê Moveleiro. Trata-se de espaço para discussões sobre assuntos institucionais, visando o fortalecimento do setor e das entidades representativas; gestão do conhecimento para estabelecer melhores práticas e disseminar experiências bem-sucedidas no segmento, bem como a formação de parcerias com instituição de ensino; e gestão de riscos setoriais, que monitora os ambientes legislativo e midiático.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu em 2013, quando empresas do segmento de móveis planejados se viram envolvidas em notícias que denunciavam descumprimento na entrega de produtos feitos sob encomenda. O problema levou o SINDMÓVEIS/RS a contatar a Associação das Indústrias de Moveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS). As duas entidades convocaram a primeira reunião estadual dos fabricantes de móveis do segmento planejados. Na sequência, foi promovido encontro com abrangência nacional. Com a presença dos principais representantes de empresas do segmento, nasceu o Comitê Moveleiro, composto por, no mínimo, oito membros e, no máximo, dez membros representantes de empresas associadas ao SINDMÓVEIS/RS e/ou à MOVERGS. Cada empresa participante indica um membro titular, que deve possuir cargo de gestão nas empresas. A escolha ocorre conforme os critérios de representatividade da empresa no setor, experiência do candidato e capacidade de contribuição. Para indicar um representante, as empresas devem estar associadas a uma entidade de classe representativa do setor moveleiro e adimplentes.


Como fazer acontecer

Os investimentos necessários para o funcionamento do Comitê Moveleiro são destinados aos pagamentos de viagens e hospedagem. Os recursos humanos utilizados na viabilização da boa prática são os disponíveis nas entidades participantes e a infraestrutura usada pertence ao SINDMÓVEIS/RS.

O estabelecimento do Comitê Moveleiro observa as seguintes etapas: composição dos membros; definição do calendário de reuniões; definição das pautas; e desenvolvimento de uma  planilha de controle.


Principais resultados

A criação do Comitê Moveleiro conferiu visibilidade institucional para o SINDMÓVEIS/RS em âmbito nacional, contribuiu para a atração e manutenção dos associados, além de melhorar o relacionamento entre todos os integrantes do segmento, com reflexos importantes no ambiente de negócios. A boa prática também estimulou melhoria no sistema de gerenciamento dos lojistas, que adotaram software para acompanhamento de pedidos, da compra à entrega ao consumidor. A criação do Comitê Moveleiro produziu mudanças fundamentais na maneira de o segmento se relacionar. Um exemplo é o “Reclame Aqui”, site de atendimento ao consumidor mais conceituado na internet brasileira, antes crítico ao setor, que passou a ser ferramenta aliada da indústria de moveis planejados. O diretor-presidente do site fez palestras para os empresários a respeito do processo de satisfação do cliente e realizou treinamento junto às empresas sobre como atender o consumidor no “Fale Conosco” e sobre como utilizar as informações do site em beneficio da indústria. A boa prática foi decisiva para estreitar o relacionamento das entidades com o poder público estadual e federal por meio das ações de monitoramento do ambiente legislativo.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS/RS)/RS: sindmoveis@sindmoveis.com.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br