Boa Prática

20/11/2017

Início > ENGAJAMENTO DA COMUNICAÇÃO

ENGAJAMENTO DA COMUNICAÇÃO

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão da Bahia (SINDPACEL/BA)

Presidente do sindicato: Jorge Emanuel Reis Cajazeira

Mandato: 4/2015 a 4/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 12/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira de Papel e Artefatos de Papel e Papelão do Estado da Bahia (SINDPACEL/BA) adotou a boa prática Engajamento da Comunicação para implementar gestão transparente e responsável com base no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Trata-se de um conjunto de elementos interligados e integrados na organização, que funciona como engrenagem para atender à política de qualidade e os objetivos da instituição, dando visibilidade às empresas associadas e aos produtos desenvolvidos para atender as expectativas dos clientes. A ação envolve a sensibilização de todos os setores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, refletindo na postura de todos que integram a cadeia produtiva.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu quando o SINDPACEL/BA constatou a necessidade de aprimorar todos os processos para transformar a atividade sindical em eixo fundamental para o desenvolvimento do Estado da Bahia. Atuando com instituições parceiras, o sindicato busca assegurar que o desenvolvimento seja fruto de diálogos construtivos entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade, na busca por soluções que promovam o crescimento sustentável e ordenado do setor e das associadas ao SINDPACEL/BA. A concretização da boa prática ocorreu a partir de parcerias com a FIEB, para transmissão do compromisso do sindicato com o estado, com a sociedade e com o meio ambiente.


Como fazer acontecer

Para a obtenção da ISO, o sindicato investiu R$ 20 mil no treinamento dos funcionários da entidade, contratação de consultores e de auditores.

A viabilização da boa prática teve início com a implantação dos parâmetros previstos no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e na busca pela certificação ISO (Organização Internacional para Padronização), que consistiram na implementação de estudos, organização e contratação de consultoria. A certificação foi obtida em dezembro de 2014, com a primeira auditoria, que aprovou os trabalhos. Nos anos seguintes, ocorreram as auditorias de manutenção, que confirmaram que o SINDPACEL/BA mantém sua atuação observando sempre as regras de qualidade.


Principais resultados

Com a ação, o SINDPACEL/BA ganha projeção institucional, fortalece os associados e as atividades que desenvolvem, eleva a qualidade dos produtos e melhora o atendimento dos parceiros e do público, ao mesmo tempo que destaca o valor do estado da Bahia.

A boa prática fez com que o SINDPACEL/BA adotasse um sistema de gestão devidamente mapeado e estruturado, dispondo de Manual de SGQ desenvolvido especificamente para a entidade com definição de parâmetros para o gerenciamento, organização e atuação de cada membro do sindicato. A ação promoveu o alinhamento do SINDPACEL/BA com a gestão de qualidade das empresas associadas, que também são certificadas e passam por rigorosos processos de auditorias e seguem as regras de compliance. O SINDPACEL/BA foi o primeiro sindicato na Bahia a receber a certificação ISO, sendo referência em gestão na FIEB e um dos poucos certificados no Brasil.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão da Bahia (SINDPACEL/BA)/BA: grs@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br