Boa Prática

20/11/2017

Início > ORGANIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SINDIVEST/SC

ORGANIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SINDIVEST/SC

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST/SC)

Presidente do sindicato: Rita Cassia Conti

Mandato: 10/2012 a 10/2018

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 10/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A reestruturação e a organização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST/SC) resultaram em mais parcerias, aumento de associados e promoção de ações comunitárias.


Como surgiu a ideia

Em 2012, a falta de organização do (SINDIVEST/SC) dificultava o acesso da diretoria, dos associados e da comunidade às informações. Para priorizar resultados de curto e médio prazos, era necessário entender as condições estruturais e profissionais da entidade.


Como fazer acontecer

Os recursos para a reorganização do SINDIVEST/SC vieram de parcerias e de ações de interesse comunitário e empresarial.

O investimento financeiro, de R$ 5.000,00 por mês, inclui contratação de secretária-executiva e assessoras jurídica e de comunicação.

As finanças do SINDIVEST/SC – contas bancárias, fluxo de caixa, entradas e saídas de receitas – e o setor jurídico – para dar suporte legal nas negociações coletivas – foram organizados. O setor de comunicação foi valorizado.

Reuniões periódicas com a diretoria foram marcadas, uma pré-agenda anual foi criada – mensais para assuntos gerais e trimestrais para custos – e os números da instituição foram abertos, de forma a ampliar o diálogo e as parcerias internas.


Principais resultados

Mais transparência e melhor comunicação resultaram em ampliação das ações externas e parcerias com a comunidade, instituições sindicais e de ensino. Maior visibilidade aumentou o associativismo e criou cultura de integração e compartilhamento de boas práticas das empresas da base sindical.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Média

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br