Boa Prática

20/11/2017

Início > CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE)

Presidente do sindicato: Mirian Silva Pereira

Mandato: 12/2016 a 12/2019

Federação: FIEC

Início de execução da prática: 7/2008
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Para melhorar o ambiente de negócios e orientar os responsáveis pela indústria de produção de sorvetes do Ceará a adotar práticas exemplares de gestão no relacionamento com seus públicos, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE) lançou, em julho de 2008, o Código de Conduta do segmento. A prática estabeleceu diretrizes para estimular o associado a conduzir os negócios com base em fatores como ética, transparência e solidariedade. A iniciativa busca alinhar as metas empresariais à perspectiva de promoção do desenvolvimento sustentável, colaborar com a preservação do meio ambiente e contribuir para a redução das desigualdades sociais.


Como surgiu a ideia

A ideia de estabelecer um Código de Conduta surgiu após o SINDSORVETES/CE detectar a necessidade de inibir a concorrência desleal e estabelecer atitudes colaborativas entre os seus associados, visando elevar a sinergia entre as empresas do segmento e eliminar qualquer tipo de hostilidade concorrencial.


Como fazer acontecer

A adoção do Código de Conduta exigiu investimentos financeiros e humanos do SINDSORVETES/CE. Ao todo foram investidos R$ 40.000,00, destinados ao pagamento de honorários de consultores, redação, editoração e impressão do documento.

O primeiro passo foi a elaboração de documento contento as diretrizes que a entidade definiu como fundamentais para transmissão aos associados. Em seguida, o SINDSORVETES/CE passou a divulgar o Código de Conduta entre os integrantes do setor e a sensibilizá-los sobre a importância do respeito ao determinado no documento.


Principais resultados

O Código de Conduta proporcionou visibilidade institucional para o SINDSORVETES/CE e contribuiu para a captação e a fidelização de associados. Além disso, a iniciativa promoveu a cooperação entre as empresas do setor, contribuindo para a melhoria dos processos produtivos, com consequente redução de custos e aumento de vendas.

Por meio da prática, foram estabelecidos padrões para melhoria das condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho e aperfeiçoamento da qualidade dos produtos oferecidos à comunidade. O Código de Conduta estimulou ainda a busca pela conformidades com as práticas regulamentadas pela ANVISA, referentes à rotulagem dos produtos com informações nutricionais, peso e orientações sobre o descarte das embalagens. Também contribuiu para estabelecer relacionamento cordial e ético entre empresas, parceiros, fornecedores e sociedade.

 


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEC.

Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE)/CE: lucia@sfiec.org.br

FIEC: lucia@sfiec.org.br