Boa Prática

20/11/2017

Início > PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO ASSOCIADO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO ASSOCIADO

Sindicato: Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI/MG)

Presidente do sindicato: Hyrguer Aloísio Costa

Mandato: 2/2015 a 2/2018

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2016
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI/MG) realizou, entre janeiro de 2015 e maio de 2016, a Pesquisa de Satisfação do Associado. A prática foi concebida para ampliar a integração entre as empresas associadas e a entidade representativa.


Como surgiu a ideia

A realização da Pesquisa de Satisfação do Associado ocorreu após detecção da necessidade de ampliar integração e sinergia entre empresas associadas e o SINDIMEI/MG. Ao executar o levantamento, o sindicato buscou conhecer a visão e as expectativas dos associados em relação à entidade e, ao mesmo tempo, identificar ações que pudessem ser adotadas em benefício das empresas.


Como fazer acontecer

O investimento para a implementação da boa prática foi baixo, restrito aos custos de contato e deslocamento do coordenador do SINDIMEI/MG até as empresas.

A ação foi executada por meio da aplicação de questionários científicos formulados para avaliar o grau de satisfação quanto aos serviços prestados pelo SINDIMEI/MG e captar novas demandas dos filiados. O levantamento avaliou também a satisfação quanto aos serviços prestados em parceria com o Sistema FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CIEMG).

No contato inicial, foram explicados os objetivos do levantamento e agendadas as entrevistas. Em seguida, o coordenador do sindicato compareceu às empresas para colher as respostas dos empresários ou gerentes das empresas. Posteriormente, as empresas foram convidadas a conhecer e debater os resultados em reunião do Planejamento Estratégico (Ciclo B do PDA).


Principais resultados

A Pesquisa de Satisfação do Associado proporcionou maior visibilidade institucional ao SINDIMEI/MG, contribuindo tanto para a fidelização das empresas já associadas quanto para a ampliação da base. Por meio do contato direto com as empresas para a execução da pesquisa, o SINDIMEI/MG pôde apresentar aos filiados as parcerias que desenvolve com o Sistema FIEMG e informar sobre o acesso a produtos e serviços de parceiros, como SESI, SENAI e SEBRAE.

Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram ao sindicato identificar as principais dificuldades e demandas das empresas, proporcionando maior embasamento para a elaboração e definição de ações estratégicas para o segmento. Além disso, tais resultados foram debatidos em reuniões do planejamento estratégico (Ciclo B do PDA) e em encontros da diretoria do SINDIMEI/MG, nos quais foram definidas as ações a serem implementadas com apoio da FIEMG.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Baixa

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI/MG)/MG: ars@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br