Boa Prática

20/11/2017

Início > CLASSIFICADOS INTERSIND

CLASSIFICADOS INTERSIND

Sindicato: Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG)

Presidente do sindicato: Áureo Calçado Barbosa

Mandato: 12/2016 a 12/2018

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2010
Fim de execução da prática: 31/12/2016

Raio-X da prática

Para facilitar a compra e venda de produtos e o acesso a um banco de currículos, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG) criou os Classificados INTERSIND, um canal de comunicação com distribuição on-line para todas as empresas associadas cadastradas no banco de dados sindical. Por meio da plataforma, os filiados da entidade podem negociar diversos produtos, comprar e vender, de maneira objetiva e direta, de bens de capital, como máquinas, equipamentos, caminhões, até artigos produzidos pelas próprias empresas. Além de promover a comercialização de artigos e mercadorias, os Classificados INTERSIND também conta com um Banco de Currículos, serviço destinado aos departamentos de Recursos Humanos, que publica currículos de diversos profissionais para futuras seleções.


Como surgiu a ideia

A criação dos Classificados INTERSIND surgiu a partir de iniciativas do sindicato voltadas para proporcionar maior economia para os associados. O objetivo inicial era estimular a negociação entre os filiados e promover a integração entre as empresas e a entidade. Paralelamente, o INTERSIND buscou suprir a demanda dos associados por profissionais qualificados, necessidade detectada por meio do diálogo com as empresas que formam a base do sindicato.


Como fazer acontecer

A criação dos Classificados INTERSIND exigiu que o sindicato promovesse a divulgação do instrumento de comunicação e estimulasse a participação dos associados, envolvendo todos na iniciativa. Para elaborar os Classificados INTERSIND, não há investimentos financeiros, uma vez que é produzido pelo Departamento de Comunicação da entidade, que recebe, via e-mail, a relação dos produtos que os filiados pretendem comercializar e os currículos de profissionais interessados em trabalho. Os profissionais de comunicação sistematizam as informações e fazem a distribuição, também por e-mail, para os associados. Para vender e receber as ofertas, os associados devem estar em dia com o pagamento das contribuições e mensalidades sindicais.


Principais resultados

Os Classificados INTERSIND estreitou os laços entre a entidade e associados e promoveu a geração de receitas, com captação e fidelização de filiados. Ajudou, ainda, a valorizar a cultura associativista e a elevar a visibilidade institucional. A ação foi decisiva para a promoção do estreitamento da cooperação entre as empresas e abertura de novos mercados. Os Classificados Intersind também proporcionaram melhoria de processos produtivos, com redução de custos e aumento de vendas. A boa prática gerou parcerias institucionais que refletem em toda a sociedade, promovendo maior visibilidade institucional. Os Classificados INTERSIND contribuem também para sensível melhoria no ambiente de negócios.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Baixa

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG)/MG: ars@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br