Boa Prática

20/11/2017

Início > FEIRA DE MÓVEIS DE MINAS GERAIS - FEMUR

FEIRA DE MÓVEIS DE MINAS GERAIS - FEMUR

Sindicato: Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSID/MG)

Presidente do sindicato: Áureo Calçado Barbosa

Mandato: 12/2015 a 12/2018

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/1994
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A Feira de Móveis de Minas Gerais - Femur, realizada em Ubá, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, se destaca pela organização e pelos bons negócios proporcionados. A expansão e credibilidade das empresas, a evolução tecnológica e a capacitação humana são fatores que resultam na qualidade dos móveis e no reconhecimento dos produtos fabricados na cidade.


Como surgiu a ideia

A história da Femur começou em 1994, quando o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND/MG) e os empresários de Ubá realizaram sua primeira edição, considerada um marco na indústria moveleira. Desde então, a feira vem divulgando e tornando os móveis da região conhecidos em todo o país.


Como fazer acontecer

Toda a estrutura do sindicato é utilizada para montagem da feira, demandando dedicação exclusiva nos meses que a antecedem. A área, de 12.000 m², conta com espaço para exposição e estacionamento.

A proposta para a montagem da Femur segue algumas etapas: i) identificação e contratação da infraestrutura para realização do evento; ii) divulgação; iii) mobilização e seleção de empresas para exposição, incluindo micro e pequenas empresas do APL; iv) realização e avaliação do evento.

Em 2016, a Femur foi realizada entre 9 e 13 de maio, com participação de 75 expositores, entre associados de Minas Gerais e também de empresas de outras partes do país. No último dia, os portões foram abertos para que os moradores pudessem conhecer os produtos fabricados na região, de forma a aproximar a comunidade do setor e elevar o sentimento de pertencimento no polo moveleiro.

Um evento "verde", com ações de sustentabilidade, foi também montado e incluiu gerenciamento dos resíduos gerados; neutralização das emissões de carbono por meio de plantio de mudas; lançamento de aplicativo da feira para smartphones; realização do Prêmio Design Sustentável com exposição dos três primeiros colocados no hall de entrada; sorteio de um leitor de livros digital pelo aplicativo; traslados para participantes da feira em transporte coletivo.


Principais resultados

Os resultados são relevantes. Em 23 anos, a expansão e credibilidade das empresas participantes do polo influenciaram diretamente o sucesso da feira. As 12 edições da Femur receberam público de 165.700 pessoas e movimentaram cerca de R$ 1.394.300,00.

Para o sindicato, há aumento da receita e manutenção das mensalidades em dia. O associado também ganha, com a visita de lojistas de várias regiões do país, melhor custo x benefício, diversidade do mix de produtos expostos e valores de venda do m² diferenciado. Parceiros e sociedade veem marca e imagem das empresas investidoras fortalecidas, exposição na mídia, oportunidades de ações promocionais de merchandising e exposição de produtos e serviços.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSID/MG)/MG: ars@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br