Boa Prática

20/11/2017

Início > A INDÚSTRIA NA PRAÇA

A INDÚSTRIA NA PRAÇA

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMERS/SC)

Presidente do sindicato: André Armin Odebrecht

Mandato: 9/2017 a 9/2020

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A Indústria na Praça é uma exposição em praça pública de equipamentos e produtos do segmento metal-mecânico da Região do Alto Vale, em Santa Catarina. Realizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMERS/SC), o evento ocorre na Praça Ermembergo Pellizzetti, em Rio do Sul, e conta com exposição de máquinas e equipamentos produzidos pelos associados do SIMMERS/SC, além da exposição de banners e distribuição de folders que esclarecem os frequentadores sobre os produtos expostos. A Indústria na Praça conta ainda com a participação de empresários e técnicos do setor metal-mecânico local que, com o apoio da equipe do SIMMERS/SC, dão informações e esclarecem a população sobre a indústria e produção local e promovem a integração com a comunidade.


Como surgiu a ideia

A exposição A Indústria na Praça surgiu como uma das atrações do Semana da Indústria em 2015. O evento teve o objetivo de promover a aproximação entre os cidadãos e o segmento da indústria metal-mecânica da região do Alto Vale. Por meio da exposição, o SIMMERS/SC exibiu a produção local e mostrou a contribuição dos associados para a promoção do desenvolvimento socioeconômico regional.


Como fazer acontecer

Para a realização da exposição A indústria na Praça, o SIMMERS/SC mobiliza quatro funcionários da entidade e investe na produção de banners de divulgação e folders informativos sobre a indústria metal-mecânica da região. O evento conta ainda com a participação dos associados, que colocam à disposição peças, maquetes, catálogos, folhetos e outros materiais que possam despertar o interesse e a curiosidade da comunidade.


Principais resultados

A Indústria na Praça foi responsável por estimular uma integração maior entre indústria e comunidade, fortalecendo a imagem institucional do SIMMERS/SC. Despertou, ainda, o interesse do cidadão pela produção regional e contribuiu para divulgar e estimular a valorização das indústrias locais, conscientizando o cidadão sobre o papel das empresas na promoção do desenvolvimento regional. O evento também despertou o interesse de outros empresários para o associativismo.  


Termômetro da boa prática

Complexidade: Baixa

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMERS/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br