Boa Prática

20/11/2017

Início > HAPPY HOUR DE NEGÓCIOS

HAPPY HOUR DE NEGÓCIOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB/SC)

Presidente do sindicato: Dieter Claus Pfuetzenreiter

Mandato: 1/2017 a 12/2019

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 4/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Os Happy Hours de Negócios são eventos promovidos pelo SIMMMEB/SC com o objetivo de criar um ambiente propício para a geração de novos negócios, com baixo custo e sem limite de participantes. Além das associadas, são convidadas empresas de outros segmentos e regiões, de forma a potencializar a geração de novos negócios.


Como surgiu a ideia

A proposta original foi de reunir os pontos positivos dos jantares e da tradicional rodada de negócios, eventos já realizados pelo sindicato. O resultado da primeira edição surpreendeu a equipe organizadora, que resolveu, na edição seguinte, convidar empresas de outros segmentos e também de outras regiões.


Como fazer acontecer

O investimento financeiro é relativamente baixo, média de R$ 4.500,00 por edição. Parte do valor é financiada por patrocinadores, que compram cotas de patrocínio para expor marcas e produtos no evento.

O evento é dividido em duas partes: uma formal e outra informal. Na etapa formal, todas as empresas são apresentadas aos participantes e seus produtos, serviços e demandas são explicados. Os integrantes da plateia, que receberam crachá de identificação, bloco de anotações e caneta, tomam nota dos contatos que desejam realizar durante o evento para buscar novas parcerias e negócios. No happy hour, a segunda etapa, contatos são feitos e negócios são prospectados.


Principais resultados

O Happy Hour de Negócios conta com a participação de mais de 120 empresários e gestores de 80 diferentes empresas em cada edição. As avaliações são extremamente positivas e todos manifestam o desejo de participar dos eventos subsequentes.

Os principais resultados alcançados para o sindicato são a aproximação das indústrias associadas, a atração de novos filiados, a resposta proativa frente ao momento econômico e o aumento da credibilidade institucional.

Os associados ganham com a possibilidade de geração de novas parcerias e negócios, além da formação de redes. Parceiros e sociedade têm aproximação de potenciais clientes e fornecedores do mesmo segmento e baixo custo de investimento para promoção do evento.

 


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Média


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br