Boa Prática

20/11/2017

Início > ENCONTROS SETORIAIS

ENCONTROS SETORIAIS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC Chapecó/SC)

Presidente do sindicato: Adilson Campos

Mandato: 12/2017 a 12/2020

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Os Encontros Setoriais são eventos realizados pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC Chapecó/SC) para promover a integração de empresários do mesmo segmento de atuação. Ao debater questões conjunturais e necessidades comuns, o programa de Encontros Setoriais do SIMEC/Chapecó estimula a aproximação dos empresários e incentiva o associativismo.


Como surgiu a ideia

A realização dos Encontros Setoriais surgiu a partir do diagnóstico do SIMEC Chapecó/SC quanto à necessidade de se promover a integração e estimular a união dos empresários. A ideia teve como base o compartilhamento de casos de sucesso que apontassem caminhos para outros empresários e a promoção de debates que tratassem de demandas específicas de cada segmento que integra o complexo metalmecânico e do material elétrico de Chapecó. Além disso, a geração de economia para empresas e a inclusão de novos associados ao sindicato também foram fatores considerados para a implementação da boa prática.

 


Como fazer acontecer

A realização dos Encontros Setoriais não exige investimentos financeiros, pois são promovidas no auditório do SIMEC Chapecó/SC. O diretor setorial apresenta o tema e a secretária-executiva providencia a organização do evento e distribuição dos convites.

Para implementar os Encontros Setoriais, o SIMEC Chapecó/SC teve de superar a resistência inicial de alguns associados em participar de reuniões e compartilhar boas práticas com empresários concorrentes.

Os encontros são realizados de maneira intercalada, buscando contemplar assuntos de interesses dos diversos setores representados pelo sindicato.


Principais resultados

Os Encontros Setoriais promovidos pelo SIMEC Chapecó/SC proporcionaram a realização de compras coletivas e a contratação conjunta de serviços, reduzindo custos para os associados. A iniciativa gerou ainda a adoção de marketing conjunto, fortalecendo a penetração em segmentos variados.

A comunicação entre empresas e o sindicato também ganhou, permitindo, por exemplo, a detecção de necessidade de treinamentos e eventos direcionados aos associados.

Além disso, os Encontros Setoriais oportunizam o debate sobre necessidades e dificuldades do dia a dia e sobre questões como a qualidade da mão de obra, normas regulamentadas (NRs), licenciamento ambiental, saúde ocupacional, adequação de processos industrial, preparo de pessoal e questões trabalhistas. A abordagem desses temas, além de atualizar os associados, possibilita a união dos empresários e, consequentemente, o fortalecimento institucional do SIMEC Chapecó/SC.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Baixa

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC Chapecó/SC)/SC: dea.atendimento@fiesc.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br