Boa Prática
Início > BAHIA MODA DESIGN

BAHIA MODA DESIGN

Sindicato: Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado da Bahia (Sindivest/BA)

Presidente do sindicato: Maria Eunice Habibe

Mandato: 11/2013 a 11/2016

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 8/2010
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O estado da Bahia é um dos ícones da cultura nacional, com traços singulares na gastronomia, música e dança. Foi diante dessa leitura e da necessidade de diferenciação no mercado do vestuário que o Sindivest/BA teve a ideia de criar o Bahia Moda Design.

O evento caminha para sua quinta edição e já se consolida como uma referência para lojistas e atacadistas. Durante os dois dias de realização, o Bahia Moda Design recebe mais de 2.000 visitantes, que se envolvem em diversas ações de promoção de negócios, troca de experiências, capacitação, desfiles de moda e entretenimento.


Como surgiu a ideia

Preocupado com a crescente concorrência no setor do vestuário, tanto de produtos nacionais quanto daqueles originários de países asiáticos, o Sindivest/BA viu na valorização dos traços culturais da Bahia uma oportunidade para criar coleções próprias, pautadas por elementos que remetem às tradições e às origens do jeito baiano de ser. Com o foco definido, foi fácil convencer as indústrias associadas quanto à nova empreitada.

Para viabilizar a realização do Bahia Moda Design, com o apoio da FIEB e do SENAI/BA, o Sindivest/BA realizou reuniões de negociação com o SEBRAE/BA e o SENAC/BA, conseguindo a adesão de todos para promover um evento com DNA baiano.


Como fazer acontecer

A aliança entre os dois sindicatos da indústria do vestuário da Bahia, FIEB, SENAI/BA, SENAC/BA e SEBRAE/BA possibilitou levantar fundos para cobrir a maior parte dos custos de realização do Bahia Moda Design, que somam mais de R$ 600.000,00 por edição.

Com dois dias de duração, o evento concentra, pela manhã, a promoção de negócios entre expositores e compradores. À tarde, são realizadas palestras, mesas-redondas e atividades de capacitação e, ao cair da noite, é vez dos desfiles de moda e atrações culturais.

A cada edição, 25 a 30 empresas associadas participam como expositoras, algumas delas com grande número de lojas no mercado varejista, embora prevaleçam as indústrias de pequeno porte. Até nichos tradicionais do setor do vestuário, como uniformes e fardamentos, já se integraram ao evento e começam a se render à necessidade de arejar suas criações.

Entre os planos do Sindivest/BA está a expansão do Bahia Moda Design a setores complementares, como couro e calçados e cosméticos. A integração desses segmentos será mais um elemento para consolidar o Bahia Moda Design como referência no calendário da moda no estado e no País.


Principais resultados

A maior prova de sucesso do Bahia Moda Design é o aumento volume de vendas dos expositores, que tem sido crescente a cada ano. Por meio das rodadas de negócios, as indústrias representadas pelo Sindivest/BA passam também a ter acesso a novos mercados e a conhecer novas tendências, contribuindo para sua competitividade.
Para o Sindivest/BA, o evento proporciona grande visibilidade e contribui para a fidelização dos associados e para a atração de novos. O relacionamento com os parceiros institucionais torna-se cada vez mais forte, abrindo portas para novas oportunidades.
Por fim, a diretoria ressalta outro benefício que, embora menos evidente, é considerado mais estratégico: a ascensão da indústria do vestuário da Bahia no universo da moda.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

O evento caminha para sua quinta edição e já se consolida como uma referência para lojistas e atacadistas. Durante os dois dias de realização, o Bahia Moda Design recebe mais de 2.000 visitantes, que se envolvem em diversas ações de promoção de negócios, troca de experiências, capacitação, desfiles de moda e entretenimento.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado da Bahia (Sindivest/BA)/BA: sindvest@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br