Boa Prática

20/11/2017

Início > PASSEIO CICLÍSTICO SINDSORVETES

PASSEIO CICLÍSTICO SINDSORVETES

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE)

Presidente do sindicato: Mirian Silva Pereira

Mandato: 12/2016 a 12/2019

Federação: FIEC

Início de execução da prática: 9/2009
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

No dia 23 de setembro, o Brasil comemora do Dia Nacional do Sorvete. Para marcar a data, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE) promove, todos os anos, o “Passeio Ciclístico em Comemoração ao Dia Nacional do Sorvete”. O evento ocorre sempre no primeiro domingo da primavera e é realizado num circuito que se estende por 14 quilômetros das principais ruas dos bairros Aldeota e Centro, em Fortaleza.

 


Como surgiu a ideia

A iniciativa partiu do SINDSORVETES/CE, que buscava fortalecer o desenvolvimento do setor, e contou com o apoio de associados, fornecedores e do Sistema FIEC. Além de incentivar o consumo de sorvetes e divulgar as marcas dos associados, o objetivo do Sindicato é mostrar para os consumidores que o sorvete é um alimento nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e outros minerais essenciais à saúde.


Como fazer acontecer

O custo de produção de camisetas, bonés e cartazes foi de R$ 80.000,00. Além disso, 15 mil picolés e sorvetes são distribuídos durante a pedalada. As inscrições são feitas mediante doação de alimentos não perecíveis, que são posteriormente doados para instituições de caridade.

Além do apoio de fornecedores, fabricantes de sorvetes e de outros produtos para distribuição aos ciclistas, o passeio conta com a participação de educadores físicos do Serviço Social da Indústria (SESI), que orientam os ciclistas sobre como atingir bons resultados no esporte. Especialistas mostram como fazer corretamente os alongamentos e também medem a pressão dos participantes do passeio.

O “Passeio Ciclístico em Comemoração ao Dia Nacional do Sorvete” conscientiza os consumidores sobre a importância da prática esportiva e estimula o lazer familiar.


Principais resultados

A ação resultou em crescimento do consumo de sorvetes em Fortaleza. Nos últimos anos, o índice subiu 86%, o equivalente a mais de 11 milhões de litros, e elevou o faturamento do ramo em mais de 62%.

Além disso, o SINDSORVETES/CE conseguiu dar visibilidade para o setor, fortalecer parcerias e criar uma metodologia para a promoção do evento, que hoje é parte do calendário de eventos de Fortaleza.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEC.

Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (SINDSORVETES/CE)/CE: lucia@sfiec.org.br

FIEC: lucia@sfiec.org.br