Boa Prática

20/11/2017

Início > ANUÁRIO DE RECICLAGEM DO ESTADO DO CEARÁ

ANUÁRIO DE RECICLAGEM DO ESTADO DO CEARÁ

Sindicato: Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE/CE)

Presidente do sindicato: Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque

Mandato: 6/2014 a 6/2018

Federação: FIEC

Início de execução da prática: 9/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Anuário de Reciclagem do Estado do Ceará, iniciativa pioneira no Brasil, é um guia completo com informações sobre o setor da reciclagem e transformação. Foi criado para viabilizar a troca de experiências e de boas práticas que podem facilitar o desenvolvimento de negócios para os associados. Nesse sentido, a função do anuário é facilitar e promover o intercâmbio comercial entre fornecedores, fabricantes e comerciantes.


Como surgiu a ideia

A produção e distribuição do anuário ocorreram a partir da necessidade de aproximação entre as empresas que integram a cadeia de reciclagem e transformação e as indústrias do setor.

A ideia surgiu durante viagem de integrantes do SINDIVERDE/CE e de membros da Câmara Setorial de Reciclagem da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) à Europa, continente no qual é comum a publicação de guias setoriais. Um anuário de reciclagem possibilita a integração e o estabelecimento de sinergia entre as empresas do segmento.

 


Como fazer acontecer

Para elaborar o anuário, o SINDIVERDE/CE realizou amplo levantamento de dados visando suprir a carência de informações sobre o setor, composto por elevado número de microempresas. Depois, um planejamento estratégico foi elaborado, com desenho de todos os passos para a edição do guia, incluindo aspectos técnicos, recursos necessários e identificação de parceiros potenciais para a iniciativa.  A etapa seguinte foi a busca de patrocinadores e de parceiros para viabilizar a publicação do anuário.


Principais resultados

O contato com experiências bem sucedidas de diferentes empresas motiva a indústria local a buscar maior eficiência nos processos produtivos. Nesse sentido, o Anuário de Reciclagem do Estado do Ceará contribui para fortalecer o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE/CE), seus associados e a indústria da reciclagem como um todo.. Também colabora para superar gargalos produtivos do setor e estimula a adoção de práticas qualificadas nas áreas de inovação, gestão, recursos humanos e relacionamento político.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Médio

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEC.

Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE/CE)/CE: lucia@sfiec.org.br

FIEC: lucia@sfiec.org.br