Boa Prática

20/11/2017

Início > ENCONTRO BAIANO DOS LATICINISTAS

ENCONTRO BAIANO DOS LATICINISTAS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA)

Presidente do sindicato: Lutz Viana Rodrigues Junior

Mandato: 9/2015 a 9/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 9/2010
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Encontro Baiano dos Laticinistas, evento anual promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA), apoia e fortalece o segmento de produção de leite e derivados. Realizado desde 2010, o encontro, proporciona oportunidades para troca de experiências e para debate sobre perspectivas do setor. A cada edição, o Encontro Baiano dos Laticinistas cresce e atrai centenas de participantes da Bahia e de outros estados. A programação inclui palestras, rodadas de negócios e espaços para troca de experiências e informações.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu a partir da identificação da necessidade de aproximar os filiados para fortalecer o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA) e todos os integrantes da cadeia produtiva de leite e derivados.

 


Como fazer acontecer

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA) planeja a infraestrutura do evento, faz a divulgação e mobiliza os associados e integrantes da cadeia produtiva do leite. Para cada evento, realizado sempre no mês de setembro, o SINDILEITE/BA reserva um hotel em Salvador  como sede do encontro. Cerca de uma centena de apartamentos são alugados para associados e representantes de empresas de laticínio do Estado. Autoridades baianas também são convidadas, o que permite interagir com representantes do poder público.

O SINDILEITE/BA também é responsável pela escolha dos temas e dos apresentadores das palestras. A instituição mobiliza, ainda, entidades parceiras, como SEBRAE, FIEB, SEAGRI, SEDES, SENAR/FAEB, ADAB, AGRIPOINT, GLOBALFOOD, ARTVAC, GLOBO INOX, TCA INOX, FORTUCE, REVISTA + LEITE, REVISTA BALDE BRANCO, TETRA PAK, INOXNEW e UNIFLEX.

 


Principais resultados

A cada ano, o Encontro Baiano dos Laticinistas se concretiza como espaço para compartilhamento de experiências e conhecimento, debates, análises de estratégias e construção de soluções para o setor.

Além de integrar os associados e fortalecer institucionalmente o SINDILEITE/BA, o Encontro Baiano dos Laticinistas também abre e consolida mercados para os integrantes da cadeia produtiva do leite.

Ao mesmo tempo em que gera bons negócios e firma parcerias para os associados, o evento também contribui para que o SINDILEITE/BA alcance uma boa situação financeira, proporcionando recursos para investimentos em outras atividades sindicais que contribuem para a profissionalização da entidade. Os recursos gerados com a inscrição dos participantes no encontro permitem manter a estrutura de comunicação do sindicato e a publicação regular do informativo “Laticínios da Bahia”, que fortalece o diálogo entre sindicato e associados.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA)/BA: grs@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br