Boa Prática

20/11/2017

Início > APLICATIVO SINDILEITE

APLICATIVO SINDILEITE

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA)

Presidente do sindicato: Lutz Viana Rodrigues Junior

Mandato: 9/2015 a 9/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 9/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Em setembro de 2015, o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA) lançou o Aplicativo SINDILEITE para smartphones. Por meio do aplicativo, os usuários têm acesso, em tempo real, às cotações do preço do leite e de outros insumos agrícolas, além de notícias, serviços, eventos e informações sobre cursos oferecidos pelo Sistema FIEB.

O Aplicativo SINDILEITE é uma ferramenta de comunicação e integração que não se restringe apenas aos associados do SINDILEITE/BA, mas alcança toda a sociedade. O aplicativo é gratuito e está disponível para usuários de smartphones que utilizam os sistemas Android e iOS.


Como surgiu a ideia

A ideia de desenvolver o Aplicativo SINDILEITE surgiu no planejamento estratégico do sindicato, realizado em parceria com a CNI, como parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Após a identificação da demanda, realizaram-se cotações com empresas desenvolvedoras de softwares e o aplicativo foi construído sob a supervisão da Assessora Executiva do SINDILEITE/BA e da Diretoria da entidade.


Como fazer acontecer

A criação do aplicativo só foi possível graças ao empenho da direção do SINDILEITE/BA e exigiu o investimento de R$ 7 mil. O valor incluiu custos com o desenvolvimento do software e hospedagem de dados, além da publicação do App na loja virtual da Apple Store. Para Android, a disponibilização e hospedagem foram gratuitos.


Principais resultados

Tanto pela facilidade proporcionada aos associados, quanto pelo pioneirismo, o lançamento do Aplicativo SINDILEITE alcançou enorme repercussão entre autoridades e empresariado baianos, elevando a visibilidade da entidade e das indústrias associadas.

O App fortaleceu institucionalmente a entidade, que registrou elevação de demanda de fornecedores em busca de produtos de associados. A ferramenta também contribuiu para a divulgação da marca dos parceiros institucionais do SINDILEITE/BA, pois contém links para os sites dessas empresas.

A relevância da iniciativa também se comprova pelo grande interesse que despertou nos demais sindicatos da indústria de laticínios de outros estados brasileiros.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Média


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (SINDILEITE/BA)/BA: grs@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br