Boa Prática
Início > VISITAS ÀS INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

VISITAS ÀS INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

Sindicato: Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf/RS)

Presidente do sindicato: Ângelo Garbarsk

Mandato: 7/2013 a 6/2016

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 5/2006

Raio-X da prática

Ao realizar mais de 570 visitas por ano às indústrias representadas, o Sindigraf/RS mantém estreito relacionamento com sua clientela. Além de oferecer serviços e levantar demandas setoriais, o sindicato aproveita o momento para avaliar a percepção das indústrias sobre sua atuação.

As visitas são viabilizadas pela permanente cooperação que o Sindigraf/RS mantém com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul (Abigraf/RS).


Como surgiu a ideia

Para efeito de impressão de documentos fiscais, como nota fiscal e manifesto de carga, as indústrias gráficas necessitam solicitar à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/RS) a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). Essa concessão somente é feita pela Fazenda Estadual mediante a apresentação de documento denominado Atestado de Capacidade Técnica (ACT), emitido pela Abigraf/RS.

A emissão do ACT depende da conferência de instalações e equipamentos por profissional especializado. Considerando o forte vínculo que mantém com a Abigraf/RS, o Sindigraf/RS se dispôs a alocar um funcionário do sindicato para realizar essa atividade. Em contrapartida,
o sindicato aproveita esse momento de abertura para estreitar seu relacionamento com as indústrias representadas.


Como fazer acontecer

Ao longo do tempo, o Sindigraf/RS e a Abigraf/RS construíram o ambiente necessário para a consolidação dessa parceria. Para realizar as visitas técnicas com vistas à emissão do ACT, o funcionário do Sindigraf/RS foi capacitado e credenciado pela Abigraf/RS.

Além de efetuar os procedimentos técnicos relacionados à averiguação de equipamentos e instalações, o profissional realiza o mapeamento das demandas setoriais tanto para a associação quanto para o sindicato. O roteiro da visita inclui também o estímulo à participação das indústrias na pesquisa de satisfação promovida pelo Sindigraf/RS, assim como a reafirmação do compromisso do sindicato em converter 40% da receita apurada com as contribuições sindicais em produtos e serviços para o setor.

Embora o esforço logístico do Sindigraf/RS e da Abigraf/RS para alcançar a meta anual de visitações seja considerável, é recompensado pela proximidade com as indústrias representadas e pela possibilidade de identificar seus reais interesses.


Principais resultados

A parceria com a Abigraf/RS confere ao Sindigraf/RS maior capilaridade, possibilitando que tenha acesso a indústrias dos mais de 120 municípios que compõem sua base territorial.

A realização das visitas faz com que o grau de satisfação quanto ao Sindigraf/RS seja crescente, pois as indústrias percebem que o sindicato busca ouvir suas demandas e convertê-las em ações em benefício do setor. Esse processo se evidencia na ampliação do portfólio de serviços do sindicato, cada vez mais afinado às necessidades de sua clientela.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Ao realizar mais de 570 visitas por ano às indústrias representadas, o Sindigraf/RS mantém estreito relacionamento com sua clientela. Além de oferecer serviços e levantar demandas setoriais, o sindicato aproveita o momento para avaliar a percepção das indústrias sobre sua atuação.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Sindigraf/RS)/RS: sindigraf-rs@sindigraf-rs.com.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br