Boa Prática
Início > REUNIÕES ITINERANTES

REUNIÕES ITINERANTES

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)

Presidente do sindicato: Lutz Viana Rodrigues

Mandato: 11/2015 a 11/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 7/2013

Raio-X da prática

Desde que instituiu reuniões itinerantes com indústrias de laticínios do interior baiano, em julho de 2013, o Sindileite/BA tem conseguido atrair novos associados.

O presidente do Sindileite/BA participa de todas as reuniões itinerantes, cada uma com duração aproximada de três horas. O roteiro inclui a apresentação do portfólio de serviços do sindicato e de suas estratégias para o desenvolvimento setorial. Contudo, a maior parte do tempo é destinada a ouvir os participantes, de forma a levantar demandas, sugestões e preocupações para fortalecer o setor lácteo no estado.


Como surgiu a ideia

Tradicionalmente as reuniões do Sindileite/BA eram realizadas em Salvador, porém o número de participantes diminuía gradativamente. Diante dessa constatação e do fato de que a maior parte dos laticínios localiza-se no interior do Bahia, o presidente do Sindileite/BA decidiu ir ao encontro das indústrias representadas, dando origem à realização das reuniões itinerantes.

O passo seguinte correspondeu ao levantamento das regiões de maior interesse e à definição do calendário e da abordagem a ser utilizada a cada encontro.


Como fazer acontecer

A preparação de cada reunião itinerante é precedida de visitas da executiva do Sindileite/BA aos laticínios para convite aos empresários locais. Nessa ocasião, a executiva apresenta os objetivos do encontro e já coleta com os empresários sugestões que possam ser incorporadas à pauta.

Curiosamente, muitos dos laticinistas desconhecem o papel do sindicato na defesa dos interesses setoriais, assim como os serviços prestados por parceiros. As reuniões são realizadas habitualmente às sextas-feiras nas instalações locais do SESI/BA ou do SENAI/BA, de modo a permitir também a apresentação das soluções oferecidas pelo Sistema FIEB naquela região.

O investimento necessário varia de acordo com o local de realização de cada reunião itinerante. O Sindileite/BA conta com o apoio da FIEB para arcar com parte das despesas, que correspondem a passagens aéreas, hospedagem, locação de veículo e coffee break – sempre servido ao fim de cada reunião.


Principais resultados

As reuniões itinerantes constituem importante instrumento para aproximação entre o Sindileite/BA e as indústrias representadas. Entre 2014 e 2015, o sindicato registrou crescimento de mais de 25% em seu quadro social.

Além da captação de novos associados, os encontros criam maior sensibilidade sobre os temas de real interesse da base industrial. O Sindileite/BA converte as informações recebidas em argumentos, aumentando assim sua capacidade de defender os interesses do setor.

A repercussão da experiência do Sindileite/BA vem sendo tão positiva que outros sindicatos filiados ao Sistema FIEB têm demonstrado interesse em replicar esse modelo para aproximação com as indústrias que representam.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixo
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

O presidente do Sindileite/BA participa de todas as reuniões itinerantes, cada uma com duração aproximada de três horas. O roteiro inclui a apresentação do portfólio de serviços do sindicato e de suas estratégias para o desenvolvimento setorial. Contudo, a maior parte do tempo é destinada a ouvir os participantes, levantando demandas, sugestões e preocupações para fortalecer o setor lácteo.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA)/BA: sindileite@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br