Boa Prática
Início > RESPONSABILIDADE SOCIAL SINDIMOL

RESPONSABILIDADE SOCIAL SINDIMOL

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte (Sindimol/ES)

Presidente do sindicato: Alvino Pessoti Sandis

Mandato: 7/2014 a 7/2017

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 6/2006

Raio-X da prática

Por meio dos projetos Crescer e Atleta do Futuro, o Sindimol/ES desenvolve uma das mais significativas ações de responsabilidade social promovidas por entidades de representação empresarial do estado do Espírito Santo. As ações são geridas pela Associação Feminina do Sindimol (Afemol), entidade composta por empresárias e esposas de empresários do setor.

Anualmente cerca de 400 crianças, entre 7 e 14 anos, participam de práticas esportivas, atividades educacionais e pedagógicas, aulas de música, canto e informática. Algumas ações são extensivas a pais, parentes e responsáveis das crianças participantes, como cursos, encontros e celebração de datas comemorativas.


Como surgiu a ideia

Tradicionalmente, o Sindimol/ES apoiava iniciativas pontuais de responsabilidade social, conduzidas pelas indústrias associadas para seus colaboradores e públicos afins. Com o intuito de unir o empresariado do setor para a promoção de ações sistemáticas e mais consistentes nesse campo, o Sindimol/ES fundou, em 2006, a Afemol.

A partir de então, começaram a ganhar forma iniciativas que visavam à melhoria da qualidade de vida de crianças originárias do bairro Canivete, região de baixo IDH onde está localizado o polo moveleiro do município, que abriga grande parte das indústrias da região.


Como fazer acontecer

Para a diretoria do Sindimol/ES a constituição da Afemol é um dos fatores de sucesso da atuação da entidade. Entre outras ações de responsabilidade social geridas pela Associação, merecem destaque os projetos Crescer e Atleta do Futuro, executados por uma equipe composta por assistente social, pedagoga e educadores físicos.

Os projetos acontecem na sede do Sindimol/ES, que possui 42 mil m² e conta com piscina, campo de futebol, quadra de vôlei, refeitório, salas de apoio e extensa área verde.

Anualmente o projeto Crescer atende cerca de 100 crianças do bairro Canivete, em especial os filhos de colaboradores das indústrias do setor moveleiro com idade entre 7 e 11 anos, oferecendo-lhes atividades socioeducativas como aulas de informática e música. É mantido pela contribuição das indústrias associadas, por recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e por eventos filantrópicos realizados pela Afemol. Realizado em parceria com o SESI/ES, o projeto Atleta do Futuro beneficia por ano 300 crianças da região, com práticas esportivas como futebol, vôlei e natação.

Em 2015, para aumentar ainda mais a visibilidade e também o reconhecimento aos apoiadores financeiros de seus projetos de responsabilidade social, o Sindimol/ES e a Afemol lançaram o Selo Social Empresa Parceira da Criança Afemol. O intuito é que o selo passe a ser utilizado pelas indústrias parceiras, fortalecendo sua imagem perante a sociedade.


Principais resultados

O fortalecimento da imagem do Sindimol/ES como promotor da inclusão social e do desenvolvimento local é perceptível. Em 8 anos de atividades, mais de 3 mil crianças foram atendidas pelos projetos Crescer e Atleta do Futuro. A atuação do sindicato gera mídia espontânea e confere-lhe credibilidade para apresentar ao governo e a outras instituições propostas de interesse do setor.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Em oito anos de atividades, mais de 3 mil crianças foram atendidas pelos projetos Crescer e Atleta do Futuro. A atuação do sindicato gera mídia espontânea e confere-lhe credibilidade para apresentar ao governo e a outras instituições propostas de interesse do setor.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte (Sindimol/ES)/ES: sindimol@sindimol.com.br

FINDES: pda@findes.org.br