Boa Prática
Início > PROGRAMA DE VISITAÇAO ÀS INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

PROGRAMA DE VISITAÇAO ÀS INDÚSTRIAS REPRESENTADAS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Lages (Simmmel/SC)

Presidente do sindicato: Celso Marcolin

Mandato: 1/2014 a 12/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 5/2011

Raio-X da prática

O Programa de Visitação às Indústrias Representadas foi instituído pelo Simmmel/SC com a finalidade de estreitar os laços com associadas e não associadas, e identificar, de forma sistemática, as principais demandas setoriais.

As visitas seguem um processo definido, que abrange desde o agendamento até o retorno às indústrias sobre as ações realizadas pelo sindicato a partir das demandas e oportunidades identificadas na reunião.


Como surgiu a ideia

No ano de 2011, após deliberação da diretoria do Simmmel/SC sobre a necessidade de profissionalizar a gestão do sindicato, foi contratado um secretário executivo, formado em administração de empresas. À época, a entidade contava com pouco mais de 50 associados em um universo potencial superior a 450 indústrias.

Uma das primeiras missões do secretário executivo foi iniciar o processo de reaproximação com as indústrias representadas, a partir da realização de visitas periódicas e planejadas.


Como fazer acontecer

Para colocar o Plano em prática, inicialmente o Simmmel/SC teve que efetuar um planejamento financeiro, pois, além da remuneração mensal do secretário executivo,as despesas com combustível, diárias e alimentação pressionavam seu fluxo de caixa. Outro obstáculo foi a resistência dos empresários em receber o secretário executivo em suas instalações, superado devido à abordagem técnica utilizada e à persistência para agendamento das visitas.

As visitas seguem um roteiro técnico previamente elaborado e têm o objetivo de identificar sugestões para aprimorar a atuação do Simmmel/SC e, ao mesmo tempo, prospectar oportunidades que possam ser convertidas em serviços do sindicato para as indústrias.

Esse processo levou o sindicato a oferecer, por exemplo, programas de certificação em ISO 9000, um treinamento com carga horária de 120 horas sobre a NR 12 e capacitações específicas para desenhistas e projetistas. Para tanto, o Simmmel/SC construiu parcerias estratégicas com instituições como FIESC, SENAI/SC, SESI/SC, SEBRAE/SC e CNI, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).


Principais resultados

O Programa de Visitação às Indústrias Representadas permitiu ao Simmmel/SC ampliar o número de empresas de associadas de 50 para 160, desde que foi iniciado.

O trabalho teve forte impacto no resgate da imagem institucional do sindicato e resultou, entre outras ações, na prestação de serviços de consultoria nas próprias instalações das indústrias. O Simmmel/SC passou a registrar maior participação das indústrias nas ações e, em pesquisa realizada recentemente, 100% dos respondentes afirmaram que recomendariam o sindicato a outras indústrias.

Como consequência, o sindicato registrou também aumento considerável na sua arrecadação, em virtude da redução da inadimplência no recolhimento da contribuição sindical e do aumento das receitas advindas da contribuição associativa.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

O trabalho teve forte impacto no resgate da imagem institucional do sindicato e resultou, entre outras ações, na prestação de serviços de consultoria nas próprias instalações das indústrias. O Simmmel/SC passou a registrar maior participação das indústrias nas ações e, em pesquisa realizada recentemente, 100% dos respondentes afirmaram que recomendariam o sindicato a outras indústrias.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Lages (Simmmel/SC)/SC: simmmel@simmmel.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br