Boa Prática
Início > PRÊMIO SINFOR DE TI

PRÊMIO SINFOR DE TI

Sindicato: Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF)

Presidente do sindicato: Ricardo de Figueiredo Caldas

Mandato: 9/2015 a 9/2019

Federação: FIBRA

Início de execução da prática: 11/2009

Raio-X da prática

O Prêmio SINFOR de TI é promovido anualmente desde 2009 e reúne cerca de 400 convidados na solenidade oficial de premiação. A escolha dos agraciados e vencedores de cada categoria ocorre por meio de votação online.

Além de empresários e clientes, o Prêmio reconhece a personalidade política, o profissional de mídia e a entidade parceira que mais se destacaram no apoio ao setor de tecnologia da informação no Distrito Federal. A solenidade de entrega dos prêmios conta com a participação de associados do Sinfor/DF, da comunidade empresarial local e de autoridades políticas.


Como surgiu a ideia

Até 2008 a diretoria do Sinfor/DF promovia uma confraternização anual, que, com o passar dos anos, foi perdendo atratividade. Ao analisar as causas da redução do público da confraternização, o Sinfor/DF identificou faltava àquela ocasião um momento para reconhecer o trabalho realizado pelas empresas associadas e seus clientes, assim como por autoridades e instituições com atuação no setor.

Diante dessa percepção, foi criado o Prêmio SINFOR de TI, que se tornou o principal espaço para congraçamento e homenagens institucionais relacionados ao setor no Distrito Federal.


Como fazer acontecer

A realização do Prêmio SINFOR de TI é custeada por meio de cotas de patrocínio – que podem ser da categoria Platinum, Golden ou Silver – ou de apoio institucional. A partir da composição de comissão organizadora, eleita em assembleia ordinária do Sinfor/DF, são definidos o regulamento e as estratégias de divulgação.

As empresas associadas são organizadas em três categorias: hardware, software e integração entre sistemas. Há também distinção por porte para participação no Prêmio: micro e pequenas empresas ou médias e grandes empresas. Em relação às personalidades de destaque, são escolhidos político, profissional de mídia e entidade parceira.

O processo de inscrição, comprovação e votação é feito de forma online pelas indústrias, num hotsite criado pelo Sinfor/DF. Cabe aos inscritos descrever os atributos e diferenciais de suas soluções. Só podem concorrer ao Prêmio indústrias com mensalidade sindical rigorosamente em dia.

Em relação às personalidades de destaque, cada indústria habilitada para participação no Prêmio indica seus escolhidos de forma livre. Encerrado o prazo limite de votação que, em geral, se estende por três meses, é feita consolidação do pleito e anunciado o resultado. Os premiados recebem diploma e troféu especialmente criado pelo SENAI/DF.


Principais resultados

A realização do Prêmio SINFOR de TI gera forte repercussão institucional para a entidade, além de representar importante momento de integração entre as indústrias associadas e a comunidade empresarial e política local.

Como estímulo à inovação e ao fomento de novas oportunidades de negócios, o Prêmio cumpre o papel de apoio à competividade das empresas que integram a cadeia produtiva de tecnologia da informação e comunicação. Em 2014, atraídas pela repercussão do Prêmio, dez novas indústrias se associaram ao Sinfor/DF.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: baixo
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Até 2008 a diretoria do Sinfor/DF promovia uma confraternização anual, que, com o passar dos anos, foi perdendo atratividade. Ao analisar as causas da redução do público da confraternização, o Sinfor/DF identificou faltava àquela ocasião um momento para reconhecer o trabalho realizado pelas empresas associadas e seus clientes, assim como por autoridades e instituições com atuação no setor.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIBRA.

Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF)/DF: sinfor@sinfor.org.br

FIBRA: assessoriasindical@sistemafibra.org.br