Boa Prática
Início > NOITE DO PINGUIM

NOITE DO PINGUIM

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco (Sindratar/PE)

Presidente do sindicato: Adam Batista dos Santos

Mandato: 3/2015 a 3/2017

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 12/2009
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Com o objetivo de promover a cultura associativa, o Sindratar/PE realiza, ao final de cada
ano, a Noite do Pinguim. Além de empresários e colaboradores das indústrias associadas,
fornecedores e parceiros do sindicato também são convidados a participar desse importante momento de congraçamento.
Música, premiações, boa gastronomia e muita alegria dão o tom da celebração que invade a noite. Em um breve discurso, o presidente do sindicato agradece aos participantes pela presença e relata as principais ações promovidas pelo Sindratar/PE ao longo do ano em curso. Em 2015 foi realizada a 7ª edição da Noite do Pinguim, que contou com cerca de 350 participantes.


Como surgiu a ideia

O evento é realizado nos mesmos moldes de iniciativa promovida há mais de 50 anos pela Associação Brasileira de Refrigeração (Abrava), detentora da marca Noite do Pinguim, na cidade de São Paulo.

A diretoria do Sindratar/PE já havia identificado a necessidade de mobilizar associados e parceiros para participação em uma ação festiva, foi quando surgiu a oportunidade de reproduzir no Recife a badalada confraternização realizada anualmente pela Abrava.


Como fazer acontecer

Devido aos custos para realização da Noite do Pinguim – em torno de R$ 40.000,00 por ano –, o Sindratar/PE realiza um intenso esforço de prospecção de parceiros e patrocinadores. A ação de captação de recursos e divulgação do evento tem início já no mês de março e se estende até outubro, momento em que o sindicato contrata um profissional especificamente para reforçar o convite aos participantes e controlar as confirmações.

As indústrias associadas e adimplentes com a mensalidade sindical têm direito a dois convites gratuitos para participação no evento e a 20% de desconto na aquisição de cotas de patrocínio. Cada patrocinador faz jus a um número adicional de convites, à distribuição de brindes aos participantes e à divulgação de sua marca em e-mails marketing e na página do Sindratar/PE no Facebook.

Cumpre ressaltar ainda que o Sindratar/PE adota boas práticas de sustentabilidade para a organização e realização da Noite do Pinguim, atuando em parceria com o Centro de Regeneração do Nordeste (CRN).


Principais resultados

Além de possibilitar o fortalecimento do vínculo entre o Sindratar/PE e sua base de representação, a Noite do Pinguim promove a interação entre os empresários do setor e desses com seus trabalhadores.

Adicionalmente, o processo de organização do evento abre portas para diversas outras atividades do sindicato, como a venda de espaço publicitário em seus canais de comunicação, a celebração de convênios com instituições de ensino para oferta de descontos a associados e a realização de palestras com fornecedores voltadas às indústrias associadas.


Termômetro da boa prática

Complexidade: média
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: baixa


Resultado

Além de possibilitar o fortalecimento do vínculo entre o Sindratar/PE e sua base de representação, a Noite do Pinguim promove a interação entre os empresários do setor e desses com seus trabalhadores.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco (Sindratar/PE)/PE: sindratar-pe@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br