Boa Prática

27/11/2015

Início > DIÁLOGOS TRIBUTÁRIOS

DIÁLOGOS TRIBUTÁRIOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)

Presidente do sindicato: Edilson Luiz Deitos

Mandato: 9/2015 a 9/2018

Federação: FIERGS

Início de execução da prática: 4/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no Brasil são criadas 36 novas normas tributárias por dia. Sensível a esse cenário e ao cipoal que reveste a legislação brasileira, a diretoria do Sinplast/RS instituiu os Diálogos Tributários.
Ao longo do ano, quatro edições são promovidas, com público médio de 30 participantes. O formato dos eventos privilegia discussões técnicas, por isso, os temas são apresentados de forma objetiva e a maior parte do tempo é reservada à sessão tira-dúvidas entre especialistas e público presente. Os conteúdos são gravados e disponibilizados no Youtube pelo Sinplast/RS às indústrias representadas.


Como surgiu a ideia

O Sinplast/RS implementou os Diálogos tributários baseado na premissa de que esse é um dos temas que mais despertam esforço de gestão na indústria do plástico. A priori, foi idealizado um modelo de apresentação que permitisse aos profissionais especializados e gestores das indústrias associadas ter uma visão geral sobre o tema tributação para, em um segundo momento, recorrer a assessoria específica, caso necessário.
A proposta de gravação das apresentações surgiu da necessidade de alcance a um público maior e de se criar mecanismo que permitisse maior flexibilidade de acesso aos conteúdos.


Como fazer acontecer

No dia a dia, o Sinplast/RS atende a demandas por assuntos tributários por meio de assessoria especializada que presta serviços aos associados. A mesma equipe se encarrega de identificar os temas de maior interesse e os organiza em painéis técnicos para abordagem aos participantes.
Ao longo dos últimos debates, foram veiculados conteúdos como E-social, Bloco “K”, créditos tributários e SPED Fiscal que, habitualmente, suscitam muitas dúvidas entre os contadores das indústrias representadas.
As assessorias Tributária e Trabalhista têm contrato pré-estabelecido com o Sinplast/RS, que administra a disponibilidade orçamentária para organização dos eventos. Atualmente, o dispêndio financeiro, por debate, se aproxima de R$10.000,00, devido à necessidade de preparação e apresentação dos conteúdos.


Principais resultados

Os Diálogos tributários integram o conjunto de iniciativas do Sinplast/RS para prover, especialmente as indústrias associadas, de soluções de gestão que as tornem mais competitivas. Com apenas dois anos de realização, a iniciativa é avaliada como de natureza estratégica pelos participantes e de forte impacto preventivo na gestão dos negócios.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Com apenas dois anos de realização, a iniciativa é avaliada como de natureza estratégica pelos participantes e de forte impacto preventivo na gestão dos negócios.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIERGS.

Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast/RS)/RS: sinplast@sinplast.org.br

FIERGS: sindical@fiergs.org.br