Boa Prática

27/11/2015

Início > CONSULTORIA EM LAYOUT DE PADARIAS

CONSULTORIA EM LAYOUT DE PADARIAS

Sindicato: Sindicato da Indústria da Panificação do Estado do Ceará (Sindipan/CE)

Presidente do sindicato: Lauro Martins de Oliveira Filho

Mandato: 9/2013 a 9/2016

Federação: FIEC

Início de execução da prática: 4/2010
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

Diante das mudanças no mercado da alimentação fora do lar, o Sindipan/CE tem investido em padarias-conceito, que colocam os empreendimentos no status de espaços gourmet. A melhoria do layout da área de vendas é uma das alavancas dessa transformação.
Além do Sebrae/CE, que subsidiou financeiramente as ações de consultoria, empresas privadas como a Coca Cola e a Três Corações atuaram como parceiras da iniciativa em ações de merchandising. Ao todo, 30 indústrias associadas participaram do projeto, com investimento médio ao redor de R$150.000,00 por empresa.


Como surgiu a ideia

Segundo dados do IBGE, do ano de 2013, relativos à Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), dos 100% dos gastos dos brasileiros com alimentação, mais de 25% se dão fora do lar, o que representa uma importante oportunidade de expansão do setor de panificação, em especial, com a adoção de novos conceitos gastronômicos.
Além dessa constatação, o mercado típico das padarias tem sido invadido pela atuação de supermercados e mercearias, que investem ostensivamente na melhoria das áreas de venda. Diante da avaliação do novo cenário do mercado, o Sindipan/CE, por meio de sua diretoria, empreendeu parcerias, desde o no de 2010, para oferta de consultora em layout às empresas associadas.


Como fazer acontecer

Um dos papéis de liderança exercidos pelo Sindipan/CE é o de sensibilização das indústrias associadas e representadas para a necessidade de se promoverem reformas nos estabelecimentos, de modo a se adequarem ao novo modelo de negócios do setor da panificação.
Paralelamente às ações de redesenho do layout das empresas, os funcionários foram capacitados em excelência no atendimento e em técnicas específicas para exposição dos produtos. Atividades que contaram com subsidio do Sebrae/CE em 80% do montante investido pelas empresas.
As ações de layoutização envolveram melhorias estruturais que se estendem a todo empreendimento. Da fachada a check outs, esquadrias, móveis expositores e áreas de circulação ao projeto luminotécnico, que também exerce influência decisiva na forma de visualização dos produtos e, consequentemente, no aumento de consumo per capita.


Principais resultados

O redesenho do layout das panificadoras representa uma das mais relevantes contribuições ao aumento da competitividade das panificadoras, que alcançam novos nichos de mercado e clientes.
Muitas das ações promovidas transcenderam os limites do reposicionamento do setor de panificação na base territorial de atuação do Sindipan/CE e tiveram impacto sobre o aumento da cooperação entre as associadas, abrindo espaço para outros projetos e iniciativas da entidade.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: alta


Resultado

Muitas das ações promovidas transcenderam os limites do reposicionamento do setor de panificação na base territorial de atuação do Sindipan/CE e tiveram impacto sobre o aumento da cooperação entre as associadas, abrindo espaço para outros projetos e iniciativas da entidade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEC.

Sindicato da Indústria da Panificação do Estado do Ceará (Sindipan/CE)/CE: sindpan@sfiec.org.br

FIEC: lucia@sfiec.org.br