Boa Prática

27/11/2015

Início > PROJETO PANORAMA DO MATE

PROJETO PANORAMA DO MATE

Sindicato: Sindicato das Indústrias do Mate no Estado do Paraná (Sindimate/PR)

Presidente do sindicato: Ignácio Maria Parrau Supparo

Mandato: 11/2014 a 11/2016

Federação: FIEP

Início de execução da prática: 2/2013
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

O Sindimate/PR é um dos mais tradicionais sindicatos filiados à FIEP/PR, tendo, inclusive, participado da fundação da Federação. Apesar disso, a base de dados do sindicato ainda era considerada pouco consistente para respaldar sua atuação na defesa dos interesses do setor.

Considerando a relevância de agrupar informações atualizadas sobre as indústrias representadas, o Sindimate/PR propôs à FIEP o projeto Panorama do Mate, que está em plena execução e já começa a render os primeiros frutos.


Como surgiu a ideia

O segmento de processamento da erva-mate no país, embora tradicional, ainda encontra-se pouco articulado em torno da proposição de políticas de interesse setorial.

Diante dessa constatação, a diretoria do Sindimate/PR decidiu mapear os mais de 30 municípios paranaenses que atuam na cadeia produtiva ervateira. Com o apoio da FIEP, o sindicato está visitando 127 indústrias, que representam quase a totalidade do setor no estado.


Como fazer acontecer

Para que o Panorama do Mate seja, de fato, a principal referência do Sindimate/PR para a proposição de políticas públicas para o setor, o primeiro passo foi a elaboração de um roteiro detalhado a ser utilizado durante as visitas às indústrias.

O roteiro abrange questões como: volume e características dos produtos produzidos; porte das empresas; número de empregados; perfil tecnológico; e mercados fornecedor e consumidor. Além disso, permite também identificar as demandas prioritárias das indústrias quanto a melhorias no ambiente de negócios.

O projeto, que será concluído em 2016, tem custo aproximado de R$ 100 mil, entre despesas financeiras (63%) e econômicas (37%). Integrantes da diretoria e a secretária executiva do sindicato estão mobilizados para a execução das ações de campo.


Principais resultados

A mais relevante contribuição do projeto Panorama do Mate é o detalhamento do perfil da indústria ervateira no estado do Paraná, insumo estratégico para que o Sindimate/PR possa exercer com propriedade sua função de representar os interesses do setor.

Além disso, o processo de visitação tem possibilitado ao Sindimate/PR sensibilizar os empresários quanto à importância do associativismo para a construção de um pais melhor. Como resultado, algumas indústrias já demonstraram interesse em se tornar associadas.


Termômetro da boa prática

Complexidade: alta
Investimento: alto
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade empresarial: alta


Resultado

A mais relevante contribuição do projeto Panorama do Mate é o detalhamento do perfil da indústria ervateira no estado do Paraná, insumo estratégico para que o Sindimate/PR possa exercer com propriedade sua função de representar os interesses do setor. Além disso, o processo de visitação tem possibilitado ao Sindimate/PR sensibilizar os empresários quanto à importância do associativismo para a construção de um pais melhor.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP.

Sindicato das Indústrias do Mate no Estado do Paraná (Sindimate/PR)/PR: sindimate@fiepr.org.br

FIEP: ger.sindicatos@fiepr.org.br