Boa Prática
Início > JANTAR DE NEGÓCIOS

JANTAR DE NEGÓCIOS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)

Presidente do sindicato: Hans H. Bethe

Mandato: 2/2014 a 2/2016

Federação: FIESC

Início de execução da prática: 3/2014
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A cada três meses, o Simmmeb/SC promove o Jantar de Negócios, iniciativa que visa difundir informações e tecnologias de interesse do setor, fortalecer a rede de relacionamento entre os associados e prestar contas de ações promovidas pelo sindicato em sua atuação cotidiana.

Os jantares têm público médio de 150 participantes e, por reunirem empresários de grandes, médias e pequenas indústrias, proporcionam um ambiente de troca de experiências e de identificação de oportunidades de negócios.


Como surgiu a ideia

Em visitas realizadas às indústrias associadas, o executivo do Simmmeb/SC identificou a carência de oportunidades para troca regular de ideias, difusão de boas práticas, fomento de novos negócios e discussão de questões relevantes sobre o desenvolvimento setorial.

Com o aval da diretoria, o primeiro passo foi planejar o formato da ação, de forma a assegurar, ao mesmo tempo, a informalidade necessária para motivar a interação entre os empresários e o caráter técnico da programação. Foi então que a proposta de realização do Jantar de Negócios ganhou materialidade.


Como fazer acontecer

Por meio de parcerias estratégicas com FIESC, SENAI/SC, SEBRAE/SC, SODEXO, SCHMERSAL, SICOOB, entre outras instituições e empresas, o Simmmeb/SC tem conseguido viabilizar boa parte dos recursos financeiros e econômicos necessários à realização dos jantares.

A cada edição do Jantar de Negócios, um palestrante é convidado para abordar tema de interesse dos associados. Figuram entre os conteúdos apresentados aos convidados: prevenção jurídica, impactos do e-Social, aumento da produtividade, Bloco K do SPED Fiscal e perspectivas econômicas para a indústria.

A mobilização dos empresários para participação e a coordenação geral do Jantar de Negócios fica sob a responsabilidade do Simmmeb/SC, que usualmente contrata serviços terceirizados. Como estratégia para ampliar sua base de associados e fortalecer a rede de relacionamento do setor, o sindicato sempre convida novas indústrias a participar dos eventos.


Principais resultados

Embora não gere receitas para o Simmmeb/SC, o Jantar de Negócios é um instrumento eficaz para a fidelização de associados e a atração de novos. Em 2014, o aumento do quadro social foi de 25% e, em 2015, a despeito do cenário econômico desfavorável, o sindicato deve manter o ritmo acelerado de expansão.

As palestras e os debates estimulam os empresários participantes a adotar novas práticas de gestão e a aperfeiçoar os processos de produção de suas indústrias. Como benefício adicional, o clima informal dos jantares estimula a formação de novas parcerias e o fechamento de negócios.

Os parceiros e patrocinadores do Simmmeb/SC, por sua vez, também têm suas expectativas atendidas, uma vez que o investimento é pequeno ante o retorno proporcionado pela divulgação de suas marcas, produtos e serviços.


Termômetro da boa prática

Complexidade: baixa
Investimento: médio
Retorno institucional: alto
Contribuição para a competitividade: média


Resultado

Embora não gere receitas para o Simmmeb/SC, o Jantar de Negócios é um instrumento eficaz para a fidelização de associados e a atração de novos. Em 2014, o aumento do quadro social foi de 25% e, em 2015, a despeito do cenário econômico desfavorável, o sindicato deve manter o ritmo acelerado de expansão.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb/SC)/SC: simmmeb@simmmeb.com.br

FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br