10/11/2015
Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio do Sul/SC (Simmmers/SC)
Presidente do sindicato: André Armin Odebrecht
Mandato: 9/2017 a 9/2020
Federação: FIESC
Raio-X da prática
O Simmmers/SC promove mensalmente levantamento de dados das indústrias do setor em relação ao número de admissões e desligamentos registrados no período. A partir de amostra representativa do quadro do setor, da ordem de 60% das empresas associadas, consegue detectar a flutuação do emprego e identificar outras informações de cunho estratégico nos segmentos representados. Ao longo dos últimos anos, uma cultura de organização e transferência de informações fidedignas pelos responsáveis pelas áreas de recursos humanos nas empresas tem se consolidado e produzido relatórios cada vez mais confiáveis. O levantamento se estende à pesquisa de salários e norteia outras tendências relativas ao mercado de trabalho local.
Como surgiu a ideia
Diante da necessidade de reunir informações e dados para fundamentação de projetos e negociações coletivas, o Simmmers/SC formalizou, em 1998, convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego para obter acesso aos dados do RAIS e CAGED, mas a natureza das informações era genérica e não satisfazia aos processos de análise e tomada de decisão no sindicato. A partir de então, a coleta de dados setorizada na base territorial se tornou sistemática, mediante trabalho de aproximação com as empresas e composição de metodologia própria de pesquisa.
Como fazer acontecer
Para a coleta das informações, um colaborador interno do Simmmers/SC dispara e-mail para as indústrias associadas, direcionado ao Departamento de Recursos Humanos que, ao processar e consolidar as informações, as envia de volta ao sindicato. Os dados colhidos são inseridos em planilha eletrônica para cálculo e geração de relatórios estratificados, conforme natureza das informações que se deseja manusear. Os associados têm acesso ao resultado geral da pesquisa realizada pelo Simmmers/SC, conforme solicitações e interesses específicos de cada empresa. A pesquisa de salários, obedece a mesma logica aplicada a de rotatividade, embora com regularidade anual. Um desafio superado ao longo do tempo, pela equipe do Simmmers/SC, foi a conscientização dos profissionais de recursos humanos acerca do fornecimento das informações de forma sistemática e real.
Principais resultados
A partir das informações coletadas e sistematizadas, o sindicato e as indústrias associadas têm informações estratégicas para a tomada de decisão em negociações coletivas, fundamentação de projetos e geração de estatísticas para veiculação ao público em geral. Embora com apenas 38 indústrias filiadas, em um universo de 302 representadas, a metade dos 15.000 trabalhadores empregados, na base territorial do Simmmers/SC, provém das empresas associadas, cujo grau de satisfação com o trabalho desenvolvido pela entidade é considerado alto.
Termômetro da boa prática
Complexidade: média Investimento: baixo Retorno institucional: alto Contribuição para a competitividade: alta
Resultado
As informações originárias da pesquisa de rotatividade e salários promovida pelo Simmmers/SC geram insumos essenciais para análises estratégicas e tomada de decisão pela diretoria da entidade e pelas indústrias representadas em negociações coletivas e acerca das tendências do mercado de trabalho local.
Saiba mais
Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIESC.
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio do Sul/SC (Simmmers/SC)/SC: executivo@simmmers.com.br
FIESC: dea.atendimento@fiesc.com.br