Boa Prática

12/11/2018

Início > Audiovisual

Audiovisual

Sindicato: Sicav

Presidente do sindicato: Silvia Rabello

Mandato: 1/2015 a 12/2018

Federação: FIRJAN

Início de execução da prática: 1/2015

Raio-X da prática

Programa Films from Rio

O programa tem como objetivo capacitar os produtores fluminenses para o mercado internacional, além de detectar oportunidades de negócios no mercado estrangeiro para produções do Rio de Janeiro. Conta com o apoio da Firjan IEL, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, RioFilme e SEBRAE. A junção dessas entidades é inédita no Rio de Janeiro. Seis produtores fluminenses são selecionados por chamada pública, feita pela SEC-RJ. Seis projetos suplentes também são indicados. A comissão de seleção é formada por um representante de cada entidade apoiadora que analisa e avalia os projetos apresentados pelos proponentes. Os produtores selecionados são acompanhados durante um ano e preparados com consultoria jurídica pela Murta & Goyanes, pela consultora de audiovisual Ilda Santiago e por consultores internacionais indicados pelo Marché du Film/Festival de Cannes. Participam também de um laboratório de imersão com os especialistas no Rio de Janeiro onde participam de reuniões individuais e palestras abertas ao público, são acompanhados em três mercados internacionais:

RioMarket no Rio de Janeiro, Venta Sur em Buenos Aires, terminando em Cannes, no Marché du Film, durante o Festival de Cinema. Durante todo o período, os produtores têm acesso aos consultores nacionais e internacionais. As viagens são acompanhadas pela equipe do FFR, que atende e dá suporte aos produtores durante a realização dos mercados internacionais, além de acompanhamento personalizado ao longo de todo o ano.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu da constatação de que o produto audiovisual nacional, apesar de ter conquistado presença constante e marcante em festivais internacionais não agregava muitas parcerias durante sua fase de produção, o que ultimamente se refletia na dependência do fomento estritamente local, e mais tarde, nos índices de comercialização em territórios estrangeiros. Em conferência com o Marché du Film, que por sua vez tem interesse em aumentar a participação brasileira em seus mercados e telas, chegou-se a um formato de programa onde por meio de Chamada Pública, cada produtor proponente teve seu projeto analisado e avaliado quanto ao seu potencial por uma equipe de especialistas brasileiros e profissionais estrangeiros contratados pelo Marché du Film. O Films from Rio é o único programa de uma instituição brasileira desenvolvido em parceria direta com o Marché du Film.


Como fazer acontecer

Uma vez estabelecidas em conjunto as linhas gerais do programa e desenvolvido um orçamento detalhado partiu-se para a busca de parceiros para sua realização. Para o acompanhamento geral do projeto foram contratados um consultor geral e um coordenador geral, ambos produtores experientes em mercados internacionais, avalizados pelo Marché du Film. Paralelamente foi contratada uma Consultoria Jurídica à disposição dos produtores selecionados durante todo o programa. A reputação profissional do Marché du Film e seus profissionais especialmente contratados pelo programa trouxeram grande motivação à todos os participantes e parceiros do programa, que estiveram sempre presentes aos encontros acompanhando as atividades. Os encontros com os especialistas aconteciam tanto em forma de plenária para todos os participantes como individualmente, atendendo a necessidade particular de cada produtor.

Além disso, durante uma semana de workshops no Rio de Janeiro, os especialistas internacionais ministraram um workshop aberto ao público em geral no auditório da Firjan, com grande sucesso de audiência. Além da experiência com os consultores internacionais no Rio, os produtores foram convidados para três experiências de mercados internacionais: RioMarket (outubro), Ventana Sur (Buenos Aires - dezembro) e Producers' Network (Cannes - maio).

Em todos os mercados o grupo participou de palestras, atividades de network e pitchings individuais para potenciais parceiros, devidamente acompanhados por um profissional do Films from Rio Para os mercados internacionais foram criados folders com a apresentação do produtor/empresa produtora e do respectivo projeto e status de desenvolvimento como material de apoio. Foram criados para os eventos de networking dedicados ao programa banners com as logomarcas dos parceiros para sinalizar os espaços.


Principais resultados

São muitos os resultados, tanto para o Sindicato quanto para os produtores associados. A ação gerou grande repercussão no meio cinematográfico, haja vista a presença dos especialistas internacionais e dos representantes do Marché du Film no Brasil e a experiência dos produtores nos mercados estrangeiros. Os projetos/produtores classificados como "suplentes" foram convidados a participar de todas as atividades do programa no Brasil, assim como àqueles (suplentes) porventura presentes nos mercados internacionais. No Producers' Network em Cannes o Films from Rio contou com um Café da Manhã e um Almoço de networking dedicados ao programa para os quais foram convidados potenciais parceiros selecionados em conjunto com o Marché du Film. No Ventana Sur em Buenos Aires, o Films from Rio contou com um stand exclusivo na Avenida de Negócios para o agendamento de suas reuniões. Outras reuniões e pitchings foram marcados "in loco" baseadas nas performances dos produtores. Alguns projetos conseguiram agregar parceiros internacionais para coprodução ou vendas, outros circularam festivais internacionais ou tiveram distribuição no exterior e quase todos já foram lançados no circuito nacional. Vale ressaltar também a criação de redes de profissionais que acompanharam o desenvolvimento dos demais projetos e hoje, com frequência contratam-se uns aos outros para seus diversos outros projetos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato.

Sicav/RJ: MPCOIMBRA@firjan.com.br