Boa Prática

24/10/2018

Início > Ciclo de Palestras do Simples Nacional

Ciclo de Palestras do Simples Nacional

Sindicato: SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Presidente do sindicato:

Mandato:

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Diante da aprovação do Simples Nacional para as bebidas alcoólicas, tornou-se necessário sensibilizar os associados para que estivessem aptos a responder a duas perguntas essenciais:

1) A minha indústria poderá optar pelo Simples Nacional?

2) Para a minha indústria valerá a pena?

O ciclo de palestras serviu, portanto, para sensibilizar os associados e seus contadores para a importância da adesão ao Simples Nacional.

Desta forma, as indústrias conseguiram uma redução média de 70% no valor dos impostos pagos e a simplificação do cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, gerando efetivo aumento de competitividade.


Como surgiu a ideia

A partir do momento em que foi aprovado o Simples Nacional para novos setores, grande parte das indústrias e seus contadores desconheciam se de fato o novo regime era vantajoso e se as suas indústrias poderiam realmente optar por esse tipo de tributação, face às diversas vedações que o Simples Nacional possui. Para a realização das palestras, foi fundamental a parceria com o Sistema FIEMG, por meio da Gerência tributária e do Sebrae.

As palestras foram um divisor de águas, pois foi possível orientar e capacitar as indústrias para a importância da adesão ao novo regime tributário.


Como fazer acontecer

Foram realizadas 15 palestras em Minas Gerais e em outros estados, além de treinamentos individuais com os associados, presenciais ou, em alguns casos, por meio de videoconferência. Foram capacitadas aproximadamente 700 pessoas entre associados e seus funcionários, contadores e futuros empreendedores. Para o Sindicato, os custos foram pequenos, pois aproveitou-se a estrutura existente no próprio Sindicato e das regionais da FIEMG.

 

As palestras nos outros estados foram custeadas pelas entidades que convidaram o nosso palestrante, o qual é o próprio executivo sindical. Foram realizadas três palestras em Belo Horizonte, duas em Ouro preto e uma nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Patos de Minas, Juiz de Fora, Salinas, Itaverava e Carmo do Cajuru, além de uma por webconferência para os gestores do Sebrae em todo o Brasil.


Principais resultados

O principal resultado foi que 85% dos associados do Sindicato aderiram ao Simples Nacional. Esse percentual é o dobro da adesão das indústrias do estado como um todo.

Desta maneira, o Sindicato contribuiu de forma decisiva para o aumento da competitividade dos Associados, na medida em que houve uma redução média no valor dos impostos pagos, na ordem de 70%. Para o Sindicato, houve aumento no número de associados, pois as indústrias passaram a reconhecer o Sindicato como referência em informação tributária, de forma confiável e relevante.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS./MG: sindbebidas@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br