Boa Prática

24/10/2018

Início > Marca coletiva das bebidas artesanais de Minas Gerais

Marca coletiva das bebidas artesanais de Minas Gerais

Sindicato: SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Presidente do sindicato:

Mandato:

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Diante da grande expansão do segmento das bebidas artesanais em Minas Gerais, tornou-se necessária a criação de uma marca coletiva que mostrasse os atributos dessas bebidas produzidas no estado. Com a marca coletiva, tem-se uma grande agregação de valor aos produtos, a partir do momento em que se consegue uma diferenciação das bebidas mineiras no mercado. Para os associados, seus produtos são reconhecidos e certificados como de origem mineira e, assim, consegue-se uma maior penetração em um mercado cada vez mais competitivo. Para o Sindicato,  essa iniciativa foi importante porque fortaleceu a sua representatividade e imagem como entidade de fomento a ações de mercado, o que trouxe mais associados, uma vez que, para que a indústria pudesse participar da marca coletiva, seria necessária a sua associação ao Sindicato.


Como surgiu a ideia

O projeto contou com a parceria do Sistema FIEMG por meio do PCIR, do Sebrae e, na última etapa, do Governo do Estado de Minas Gerais. Havia a necessidade da criação de uma estratégia que fortalecesse a imagem das bebidas produzidas em Minas Gerais, já que o estado desponta como polo de produção de bebidas  artesanais, necessitando de estratégias de posicionamento neste novo segmento do mercado.


Como fazer acontecer

As etapas de execução do projeto foram as seguintes:


  1. pesquisa de mercado com consumidores, donos de bares, restaurantes e formadores de opinião;

  2. visitas às empresas; 

  3. seminários de sensibilização;  

criação do regulamento de uso da marca coletiva. Neste momento, o projeto encontra-se em sua última fase que é a criação da marca (selo), a qual será utilizada pelas empresas como fator de diferenciação no mercado.


Principais resultados

Com o projeto, espera-se que as bebidas artesanais de Minas Gerais tenham um ganho de competitividade, a partir do momento em que se tenha uma diferenciação no mercado, pelo uso de um selo com uma marca coletiva mineira. Trata-se do reconhecimento feito de maneira estratégica para a alta qualidade das bebidas produzidas no estado. Para o Sindicato, é importante, pois consolida a já alta representatividade deste segmento em Minas Gerais.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS/MG: sindbebidas@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br