Boa Prática

24/10/2018

Início > GRUPOS TEMÁTICOS: qualidade na prestação de serviço e garantia de sustentabilidade.

GRUPOS TEMÁTICOS: qualidade na prestação de serviço e garantia de sustentabilidade.

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE ITAJUB

Presidente do sindicato: Henrique Sérgio de Paula

Mandato: 1/2018 a 11/2021

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

O Sindicato das Indústrias de Itajubá sempre esteve atento às necessidades apresentadas pelas associadas. Por esse motivo, implantou os grupos temáticos para aprimorar a prestação de serviços às empresas. Hoje o Sindicato possui os seguintes grupos: Grupo de RH, Grupo de Meio Ambiente, Grupo Metal Mecânico e Grupo Tributário e Fiscal. O primeiro grupo a ser criado foi o Grupo de Recursos Humanos de Itajubá (GRHI), seguido pelo Grupo de Meio Ambiente, Grupo Metal Mecânico e Grupo Tributário e Fiscal. Os grupos agregam os profissionais das áreas específicas e têm como objetivo: a) oferecer subsídios para as empresas por meio de trabalhos e pesquisas; b) promover o intercâmbio de experiências e informações e c) estimular o aperfeiçoamento do setor nas indústrias associadas.


Como surgiu a ideia

Nos últimos anos, os sindicatos vêm sendo orientados pela FIEMG e CNI na busca de formas inovadoras para garantia da sustentabilidade e, com isso, poder continuar a desempenhar o seu papel representativo nas diferentes esferas da sociedade. Diante da possibilidade da não obrigatoriedade da contribuição sindical patronal e, após a experiência positiva com o Grupo de RH, percebemos que a formação de pequenos grupos dentro das empresas associadas colaborava para manter e fidelizar as indústrias. Essa prática fez com que aumentasse a satisfação e percepção da importância do Sindicato, e, por conseguinte ampliou as chances da indústria de se tornar fiel, além de conseguir identificar quais são as necessidades do nosso público e sermos mais assertivos em nossas ações. Para o bom êxito nos projetos que buscamos desenvolver, foram muito importantes a parceira e os serviços oferecidos pela FIEMG, SEBRAE e outras entidades locais.


Como fazer acontecer

A proposta de incentivo para a criação dos grupos é a de levar inovação para as empresas, por meio do compartilhamento de ideias e soluções com baixo custo e alto potencial de retorno financeiro. Os custos envolvidos para criação e realização das ações é baixo, considerando somente o deslocamento da coordenadora sindical e as despesas com coffee break para as primeiras reuniões. Para a estruturação do grupo, a primeira ação é realizada pela coordenadora sindical que visita as empresas e conversa com o responsável pela área, incentivando-o a participar da primeira reunião com data já definida. As reuniões são realizadas a cada mês em uma empresa diferente, o que incentiva a participação de todos e diminui os custos para o Sindicato. Essa ação colabora com a sustentabilidade do Sindicato, pois foi instituída uma anuidade para participar do grupo. Esse recurso é gerido pelo sindicato e utilizado para a realização de eventos, palestras, ações sociais, entre outros. As ações do grupo são importantes para as partes, pois ampliam a visibilidade dos participantes, bem como documentam as auditorias de certificação e de clientes.


Principais resultados

O resultado para todas as partes é significativo, pois a metodologia adotada gera parcerias, desenvolvimento de negócios entre as empresas e fortalecimento da imagem do Sindicato na sociedade e para as empresas. O profissional que participa dos grupos se sente mais valorizado e as empresas relatam que, com o grupo, conseguem reter os talentos. Os grupos fortalecem a cultura associativa, permitem o compartilhamento das práticas e a troca de informações podem ser facilmente aplicadas pelas empresas, agilizando os processos internos. O sistema adotado com as reuniões mensais ajuda o Sindicato a ser mais assertivo em suas ações, pois permite identificar as principais dificuldades e demandas das empresas, proporcionando maior embasamento para a elaboração e definição de ações para o segmento, além de aumentar em 10% a arrecadação do Sindicato, o que  colabora com a sustentabilidade da entidade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE ITAJUB/MG: rmendes@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br