Boa Prática

24/10/2018

Início > Vídeo/Documentário sobre a importância da aquisição de equipamentos seguros – painéis e quadros elétricos.

Vídeo/Documentário sobre a importância da aquisição de equipamentos seguros – painéis e quadros elétricos.

Sindicato: SINAEES - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E SIMILARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Presidente do sindicato: Ricardo Vinhas Corrêa da Silva

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

O vídeo/documentário sobre a aquisição de equipamentos seguros - painéis e quadros elétricos esclarece sobre a importância de se obter equipamentos de indústrias qualificadas e capacitadas tecnicamente, as quais zelam pela qualidade, segurança, rastreabilidade e garantia do produto. O alto índice de acidentes com eletricidade despertou o interesse para a elaboração da mídia que terá divulgação no mercado nacional, em comunidades acadêmicas e seminários, podendo ser usada em palestras de todo o segmento da engenharia.

O benefício para o Sindicato é a ampla divulgação da entidade e a captação de associados. Já as empresas associadas preveem um aumento das vendas e um maior e melhor relacionamento com outras empresas e fornecedores.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu das empresas fabricantes de painéis elétricos que sentiram a necessidade de conscientizar e alertar o mercado consumidor que adquire produtos falsificados e/ou montados por empresas e profissionais desqualificados. Através de uma consulta detalhada, junto aos departamentos de compra e de engenharia de diversas empresas selecionadas pelo grupo de fabricantes de painéis elétricos, sendo todas empresas importantes consumidoras de painéis, foi detectada uma opinião formada em comum, completamente distorcida e muito perigosa. Essa opinião era a de que painéis e quadros elétricos, desde que seguissem rigorosamente a descrição dos projetos, eram todos produtos de qualidade similar e esse pensamento fazia com que fosse justificado o investimento de um valor mais alto em igual produto, com qualidade e proposta de segurança idênticas.

A partir daí, percebeu-se a importância de esclarecer e informar ao mercado consumidor as diversas características e aspectos não visíveis em um produto acabado, praticamente impossíveis de serem percebidos por quem não é um especialista da área e que influenciam diretamente na durabilidade, frequência de manutenção, economia no consumo de energia e principalmente na SEGURANÇA destes equipamentos. Fato que coloca em altíssimo risco a integridade do investimento, do patrimônio e de VIDAS!


Como fazer acontecer

O vídeo em forma de documentário foi a melhor ferramenta de comunicação social e corporativa escolhida e a mais acessível nos dias atuais. A produção exigiu uma ação coordenada das empresas fabricantes de painéis elétricos que investiram quase R$ 44 mil reais no projeto de criação da mídia. Foram realizados vários encontros para a coleta de informações e definição dos temas mais relevantes para abordagem, objetivando apresentar, de forma clara, todos os fatores que envolvessem a contratação de uma empresa confiável para a obtenção de equipamentos de qualidade, ressaltando a importância de considerar o equipamento como item de segurança.

Contamos com um suporte técnico de profissionais renomados no segmento da engenharia elétrica, empresas associadas ao Sindicato, fabricantes de painéis elétricos e profundos conhecedores do tema, garantindo, assim, a fidelidade das informações abordadas. Devido à importância, credibilidade e respeito, o apoio e patrocínio da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas foi fundamental para colocar a ideia em prática.


Principais resultados

No lançamento oficial do vídeo/documentário, tivemos a presença de representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, de diretores e professores do SENAI, de empresários, da imprensa especializada, de projetistas, de presidentes de entidades de classe, de gestores e colaboradores de grandes empresas e de fornecedoras de componentes para a indústria eletroeletrônica de painéis elétricos. O sucesso do lançamento do vídeo/documentário dá forças para continuarmos com o projeto, divulgando-o em instituições de ensino, empresas de projetos, construtoras, indústrias e grandes consumidores dos produtos.

O Sindicato tem a veiculação da sua marca como apoiador, garantindo assim a sua visibilidade institucional. Com essa iniciativa, conseguiu novas empresas associadas, principalmente do setor de painéis elétricos. As empresas já associadas passaram a ter um melhor relacionamento com outras empresas do mesmo setor e com fornecedores, aprimorando, assim, o ambiente de negócios.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

SINAEES - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E SIMILARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS./MG: sinaees@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br