Boa Prática

24/10/2018

Início > Reconhecimento do APL - Arranjo Produtivo Local das Bebidas Artesanais

Reconhecimento do APL - Arranjo Produtivo Local das Bebidas Artesanais

Sindicato: SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Presidente do sindicato: MÁRIO MORAIS MARQUES

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FIEMG

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Trata-se das ações empreendidas pelo Sindicato para o reconhecimento, por parte do Governo do Estado de Minas Gerais, do Arranjo Produtivo Local - APL de Bebidas Artesanais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, o Sindicato foi indicado pelo Governo para ser a entidade gestora e fazer a governança do APL, tendo, com isso, alcançado maior consolidação da sua representatividade. Para os associados, esse reconhecimento trouxe benefícios como melhoria na tributação, acesso a linhas de crédito para financiamentos, promoção dos produtos em eventos e aumento da interface do setor com o Governo.


Como surgiu a ideia

A partir da forte expansão do setor de cervejas artesanais e a transformação da região metropolitana de Belo Horizonte em um polo de bebidas, tornou-se necessário estimular o Governo do Estado a reconhecer, de forma oficial, a região com um APL - Arranjo Produtivo Local. Com o APL, esse feito mostrou, claramente, que o setor é prioridade para o Estado, passando a fazer parte dos segmentos que recebem benefícios diretos e exclusivos do Governo.


Como fazer acontecer

Foram realizadas reuniões preparatórias com o Governo do Estado e com as cervejarias, para validação da real necessidade do reconhecimento da região como um APL. Era preciso sensibilizar o Governo sobre a importância dessa demanda. Para isto, foi traçada uma estratégia de sensibilização por meio da mobilização das lideranças políticas do Estado, o que foi feito pelo Sindicato. A solenidade de reconhecimento foi realizada no dia 22 de julho de 2017, durante o evento cervejeiro BH CULT no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte, quando estiveram presentes representantes do Governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Sindicato.


Principais resultados

Com a criação do APL, o setor passou a receber benefícios como melhorias na tributação, acesso a linhas de crédito para financiamentos, projeção e promoção dos produtos em maior escala,  participação dos associados em eventos do setor e maior estímulo aos produtores pela potencialização do segmento de forma política e econômica. Para o Sindicato, foi importante, uma vez que a criação da APL sob a responsabilidade do Sindicato fez com que a entidade, como representante da classe do setor dos produtores de bebidas artesanais, tivesse maior importância e destaque, tanto junto aos associados como quanto ao Governo do Estado de Minas Gerais. 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMG.

SINDBEBIDAS MG - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS/MG: sindbebidas@fiemg.com.br

FIEMG: ars@fiemg.com.br