Boa Prática

24/10/2018

Início > Prospecção e Fidelização de Associados

Prospecção e Fidelização de Associados

Sindicato: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessório e Equipamentos Rodoviários e Ferroviários no Estado do Espírito Santo - SINDIREPA

Presidente do sindicato: Eduardo Dalla Mura do Carmo

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2012

Raio-X da prática

Desde de 2012 o sindicato realiza visitas constantes à todas as cidades do Estado do Espírito Santo para prospecção de novos associados do segmento, promoção de eventos, palestras, cursos de capacitação devido ao avanço constante da indústria automotiva mundial.


Como surgiu a ideia

Após ter o primeiro diagnóstico em 2012 sobre as deficiência e necessidades do setor automotivo em várias regiões do estado, concluímos que a atuação do sindicato deveria ser habitual e constante para auxiliar e tentar solucionar essas deficiências. Resultado consolidado de melhora das deficiências de 2012, visto que em 2015 em outro diagnóstico aplicado revelou sinal positivo das ações que estávamos promovendo, fato esse que nos leva em 2018 continuarmos com este mesmo método.


Como fazer acontecer

Procedemos da seguinte forma na prospecção:

- Fora da capital: trabalhamos durante 3 a 4 dias na cidade visitando as empresas do setor e convidando-as para um coffe break com bate papo e palestra focada em assuntos como gestão, inovação, empreendedorismo, novas ferramentas para fortalecimento das empresas, que já foram previamente diagnosticados. No evento, promovemos ação de associativismo, entregando fichas de filiação que na maioria das vezes associamos no evento. Após termos o resultado consolidado das empresas, registramos em um cadastro do sindicato e adicionamos os e-mails num mailing para o envio de informações constantes de quaisquer assuntos relevantes para o setor, bem como as ações que a instituição promove. Essas ações geram grandes resultados e contribuem para aproximação das empresas e futuras associações.

Fidelização:

- Dispomos de departamento jurídico e contábil para auxílio aos associados nas questões de dúvidas do dia a dia, sem ônus para a empresário. Esse serviço também é fornecido os associados do sindicato em casos trabalhistas, tributários de suas empresas com custo abaixo do mercado.

- Promovemos durante todo o ano em diversas cidades do Estado, cursos de atualização, capacitação para as empresas, sempre com apoio e patrocínio das grandes indústrias do ramo automotivo. Esse calendário de cursos é previamente elaborado sempre no ano anterior de acordo com as demandas solicitadas do setor.

- Durante todo o mês, de preferência de segunda e sexta-feira, fazemos contato com uma amostra de associados para mantermos o elo e parceria.

- Temos grupos regionais de whatsapp para encaminharmos informação em tempo real.


Principais resultados

Todas as ações que realizamos desde 2012 aumentou o associativismo, gerou  receita de associativismo para o sindicato, fato esse que comprovadamente este Sindicato não depende da receita Sindical, ora extinta.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessório e Equipamentos Rodoviários e Ferroviários no Estado do Espírito Santo - SINDIREPA/ES: rmsindirepa-es@hotmail.com

FINDES: pda@findes.org.br