Boa Prática

24/10/2018

Início > CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA SINDIPLASTES

CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA SINDIPLASTES

Sindicato: SINDIPLASTES

Presidente do sindicato: Gilmar Guanandy Régio

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

O sindicato é pioneiro na implementação do Código de Ética entre os sindicatos filiados a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo. Esta ação estruturante, mais do que estabelecer regras de conduta, nos permitirá cumprir com as regras de compliance, fortalecendo ainda mais a união em prol do associativismo de resultados.


Como surgiu a ideia

Surgiu a partir da necessidade de se ter um código de conduta que norteasse as ações da instituição, pois foi entendido que necessitávamos de ferramenta que fosse ao encontro da visão, missão e valores da instituição. A proposta era a busca de uma declaração formal sobre sua razão de existir e que servisse para atingir as expectativas em relação à conduta dos colaboradores, diretores e associados, como também explicitar a postura da instituição diante dos diferentes públicos com as quais interage.


Como fazer acontecer

Este é um instrumento básico para o direcionamento correto da nossa instituição e de seus respectivos associados na atuação como representante legítimo dos interesses das Indústrias do nosso segmento no Espírito Santo.


Principais resultados

O Código de Ética é uma das entregas importantes previstas em nosso Planejamento Estratégico. Após sua publicação e compartilhamento com os membros, foi possível tornar mais transparentes as seguintes questões:


  • Os princípios do sindicato diante da sociedade em geral;

  • Direitos e deveres dos associados;

  • Limites das relações que o sindicato deve ter com associados.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDIPLASTES/ES: sindiplastes@sindiplastes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br