Boa Prática

24/10/2018

Início > GINCANA TAMPINHA LEGAL

GINCANA TAMPINHA LEGAL

Sindicato: SINDIPLASTES

Presidente do sindicato: Gilmar Guanandy Régio

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Realizada pelo sindicato em parceria com a Findes entre setembro e outubro de 2017, o projeto Tampinha Legal recolheu aproximadamente 5,2 toneladas de tampinhas plásticas do meio ambiente. O objetivo agora é implantar a iniciativa em todo o Sistema Findes no Estado.

O encontro promoveu a sinergia e a consultoria para a transformação do projeto em ações que foram desenvolvidas. As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e inteligente e todos podem ajudar. O resultado impacta positivamente na qualidade de vida, com a preservação do meio ambiente e a doação para instituições carentes do valor arrecadado


Como surgiu a ideia

A ideia nasceu a partir da visita de benchmarking ao sindicato do Rio Grande do Sul, quando nos foi apresentado o Projeto Tampinha Legal, que é desenvolvido pelo Congresso Brasileiro do Plástico. Porém, o foco das ações no RS são direcionadas à comunidade em geral. Como no ES nosso foco estava na busca de metodologia que permitisse a potencialização da Educação Ambiental e Conscientização Ecológica, como também ter um enfoque social com efetivo retorno financeiro para assistência à instituição legalmente registrada, optamos por realizar uma Gincana que envolveu 13 mil alunos da rede de Ensino Sesi/Senai. Em 2018 o projeto será ampliado, atingindo também Escolas da Rede Estadual de Educação.


Como fazer acontecer

A gincana foi realizada com 13 mil alunos de 20 escolas da Rede Sesi e Senai da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Anchieta, Colatina e Aracruz. O Centro Integrado Sesi/Senai Colatina foi o grande vencedor da gincana. Os alunos da instituição recolheram cerca de 820 mil tampinhas plásticas, dentre tampas de refrigerante, água mineral, pasta de dente, azeite, óleo e shampoos, que agora serão reinseridas no processo produtivo e transformadas em novos produtos.


Principais resultados

O encontro promoveu a sinergia entre Escola e Comunidade, despertou crianças, jovens e adultos para a importância da reciclagem, como também demonstrou que, através da Educação, o plástico tem potencial para ser totalmente reciclado, gerando trabalho, emprego, renda e qualidade de vida para a sociedade.

Outro resultado significativo é a transformação do projeto em ações continuadas que serão desenvolvidas ao longo de 2018, tantos da unidades de Sesi, Senai e Sistema Findes, como estendidas para rede de Educação Estadual, nas Escolas Vivas.

Mais de três milhões de tampinhas, num total de 5,2 toneladas, foram recolhidas por meio da gincana. Todo montante foi leiloado e arrematado pela empresa Agrofit pelo valor de R$ 1,70 o quilo, contabilizando mais de R$ 8 mil.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDIPLASTES/ES: sindiplastes@sindiplastes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br