Boa Prática

24/10/2018

Início > PLÁSTICO NA AGRICULTURA / TERMO DE COOPERAÇÃO TECNICA COM A SEAG

PLÁSTICO NA AGRICULTURA / TERMO DE COOPERAÇÃO TECNICA COM A SEAG

Sindicato: SINDIPLASTES

Presidente do sindicato: Gilmar Guanandy Régio

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Ações promovidas pelo Sindicato potencializaram a movimentação do setor, como a forte aproximação à área Agrícola, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O Termo de Cooperação Técnica permite que o setor de Plásticos apresente o seu potencial e soluções a técnicos para a Seag e para o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promovendo uma troca de informações que trará benefícios para ambos.


Como surgiu a ideia

A ideia se deu a partir do encontro com os principais Industriais do setor agrícola do Espírito Santo, em reunião mensal ordinária do sindicato, que busca, além da defesa de interesses, alternativas para o fortalecimento das empresas do setor do plástico.

 

Vale ressaltar que em épocas de crise hídrica como tivemos recentemente, os agricultores têm o desafio de produzir na mesma área, ou em área menor, e preservar sem comprometer o desempenho da agricultura. Parcerias como esta tornam-se fundamentais para que os setores enfrentem os desafios.


Como fazer acontecer

Por meio da união de esforços entre os participantes para viabilizar o estabelecimento de uma colaboração institucional recíproca de natureza administrativa e técnica no âmbito de atuação dos envolvidos, mediante o intercâmbio objetivo e transparente de informações, experiências e conhecimento.


Principais resultados

Entre os principais resultados do termo de cooperação, podemos destacar:

- Realização de cursos de capacitação para o corpo técnico-administrativo dos profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER com foco nas tecnologias advindas materiais plásticos e suas tecnologias;

- Convênios com Instituições Educacionais Apoiadoras buscando a garantia de recursos técnicos para ampliação e conscientização do uso do ”plástico” no manejo do material no campo, entre produtores e técnicos da SEAG, INCAPER e CEASA.

- Liberação de espaço experimental na “Fazenda do Estado” de Linhares para realização de pesquisa aplicada com insumos do plástico, em parceria com a Braskem e empresas associado que atuam no setor agrícola.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDIPLASTES/ES: sindiplastes@sindiplastes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br