Boa Prática

24/10/2018

Início > EXCELÊNCIA EM GESTÃO / PQES – Prêmio da Qualidade do Espírito Santo

EXCELÊNCIA EM GESTÃO / PQES – Prêmio da Qualidade do Espírito Santo

Sindicato: SINDIPLASTES

Presidente do sindicato: GILMAR GUANANDY RÉGIO

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

A boa prática de destaque é a participação do Sindicato no Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), que é uma das ações do Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (COMPETE-ES) para a melhoria da gestão e o aumento da competitividade das organizações capixabas.

                                                       

O PQES é realizado anualmente. Participar é uma oportunidade para as organizações do Estado do Espírito Santo avaliarem seus processos e obterem um diagnóstico de gestão focado em pontos fortes e oportunidades para melhoria, visando o alcance de melhores resultados, tendo como metodologia de avaliação o MEG – Modelo de Excelência em Gestão, reconhecido mundialmente como ferramenta de alta performance para gestão.


Como surgiu a ideia

A participação do sindicato no PQES é fruto de um grande trabalho de profissionalização da instituição realizado desde 2009, quando passou por uma reestruturação e buscou o seu reposicionamento e fortalecimento como entidade representativa do setor.


Como fazer acontecer

O sindicato deu um passo muito importante e pioneiro para aprimorar ainda mais o nosso trabalho rumo a excelência na gestão.

Para a participação no Programa, foram analisados oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. E a partir dessa avaliação, o sindicato pôde mensurar o seu desempenho e enxergar pontos de melhorias na atuação. Uma das ações estruturantes do Planejamento Estratégico do nosso sindicato é a profissionalização da gestão. Então participar do programa significa receber um diagnóstico sobre o trabalho que está sendo desenvolvido, e aponta os caminhos para alcançarmos nossas metas.

Para o sindicato, essa ação foi determinante para identificarem no planejamento estratégico o ponto de partida para uma gestão bem estruturada, com diretrizes e objetivos claros para serem alcançados no curto, médio e longo prazos. Os custos envolvidos foram de R$1.500,00 com inscrição e alimentação dos auditores. Tivemos também o custo de investimento humano (30 a 40 horas técnicas envolvimento avaliação, desenvolvimento e treinamento) de toda a diretoria, do superintendente e do Administrativo do sindicato.


Principais resultados

Em 2017, o sindicato conquistou o primeiro lugar na categoria “Primeiros Passos para a Excelência”, do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), sendo o primeiro sindicato patronal do ES a participar e vencer a premiação, que reconhece a melhoria contínua da gestão da instituição e seus resultados.

 

Importante destacar o foco da gestão no planejamento estratégico, que resultou em um aumento em 40% no número de associados entre 2009 e 2016, fazendo um melhor uso dos recursos, produtos e serviços oferecidos pelo Sistema Indústria e atuando com ferramentas de gerenciamento modernas e mais eficientes.

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDIPLASTES/ES: sindiplastes@sindiplastes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br