Boa Prática

24/10/2018

Início > Gestão sindical

Gestão sindical

Sindicato: Sindibores – Sindicato da Indústria da Borracha e da Recauchutagem de Pneus no Estado do Espírito Santo

Presidente do sindicato: Valkinéria Cristina Meirelles Bussular

Mandato: 1/2015 a 12/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

Com a contratação de um executivo para o sindicato desde 2012, houve o estreitamento de relacionamento entre a instituição e os Associados e, com isso, conseguimos otimizar as resoluções das dificuldades das empresas.

O profissional auxilia desafios nas áreas jurídica - como convenção Coletiva de trabalho e assuntos trabalhistas, fazendo a mediação com o sindicato laboral; na área de saúde e segurança do trabalho; implantação das NRs exigidas ao setor; e outras soluções que contribuíram muito para que as empresas associadas ao sindicato vissem valor e, por consequência, mantivessem a contribuição sindical em dia. Prova disso é que, com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, conseguimos manter 100% dos associados.


Como surgiu a ideia

A primeira ação foi a renovação da diretoria, trazendo para o sindicato profissionais mais jovens, com determinação e habilidade para liderança e gestão. Foi criada uma taxa associativa com valor mais substancial, acordada e aceita por todos. Essa decisão possibilitou que o sindicato tivesse seu trabalho mais focado nos associados, criando uma gestão com características mais ágeis e interativas.


Como fazer acontecer

 A gestão do sindicato tem sido realizada com muita transparência, com encontros presenciais constantes, divulgação eletrônica e falas sempre no sentido de mostrar a importância do associativismo e os benefícios para as empresas associadas.

 


Principais resultados

O principal resultado foi a geração de receita para o sindicato, proporcionando aos associados uma cota financeira de patrocínio para participação em feiras nacionais do setor. Também foi possível criar a campanha ” Valorize o seu Colaborador”, que dá aos proprietários das empresas direito de contemplar um dos seus colaboradores com a ida a essas feiras, com custo por conta do sindicato.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindibores – Sindicato da Indústria da Borracha e da Recauchutagem de Pneus no Estado do Espírito Santo/ES: sindibores-es@hotmail.com

FINDES: pda@findes.org.br