Boa Prática

24/10/2018

Início > ÉTICA E PROFISSIONALISMO PARA GESTÃO SINDICAL E BOM RELACIONAMENTO

ÉTICA E PROFISSIONALISMO PARA GESTÃO SINDICAL E BOM RELACIONAMENTO

Sindicato: SINDIBORES

Presidente do sindicato: Valkinéria Cristina Meirelles Bussular

Mandato: 1/2015 a 12/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

ÉTICA E PROFISSIONALISMO TROUXE MAIS CREDIBILIDADE E OS ASSOCIADOS PARASSARAM A PATICIPAR MAIS DAS TOMADAS DE DECISÕES, NÃO SOBRECARREGANDO SOMENTE A DIRETORIA.

       COM UMA GESTÃO SENDO ELABORADA VOLTADA PARA SUSTENTABILIDADE FINENCEIRA E DE ASSOCIADOS, CONSEGUIMOS MESMO COM O FECHAMENTO DE ALGUMAS EMPRESAS DO SETOR, MATER EQUILIBRADO O SALDO FIANNCEIRO, E COM ISSO TER CONDIÇÕES DE BENEFICIAR AOS ASSOCIADOS O APORTE FIANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS NACIONAIS.

        COMEÇANDO PELO PESIDENTE E SUA DIRETORIA NÃO RECEBEMOS DIÁRIAS PARA PARTICIPAÇÕES EM REUNIÕES E EVENTOS DA FINDES ONDE O SINDICATO PRECISA ESTAR PRESENTE, SOMENTE PARA AÇÕES FORA DO ESTADO, POIS ENTENDEMOS QUE AO DEFENDER OS INTERESSES DO SINDICATO, TAMBÉM ESTAMOS DEFENDENDO OS INTERESSES DE NOSSAS EMPRESAS.


Como surgiu a ideia

COMO O SINDICATO FOI FUNDADO EM SUA POR EMPRESÁRIOS VINDOS DE UMA ASSOCIAÇÃO FALIDA E DESACREDITADA, ESTE FOI O NOSSO MAIOR DESAFIO, E AO PERCEBER QUE SÓ COM NOVAS LIDERANÇAS, COM NOVAS IDÉIAS PODERÍAMOS MUDAR O CENÁRIO DO SETOR, FOI QUANDO SURGIU A IDÉIA DE COMEÇAR A CONVIDAR PARA REUNIÕES OS FUTUROS SUCESSORES A QUAL TÍNHAMOS CONTATO A PARTICIPAR, AS AÇÕES FORAM SE CONCRETIZANDO , CRIOU VOLUME E ASSIM NOS DEMOS CONTA QUE HAVÍAMOS CRIANDO NOVAS LIDERANÇAS, COM UMA VONTADE ENORME DE FAZER DIFERENTE. COM IDÉIAS NOVAS, DIRETORIA PARTICIPATIVA E UMA VISÃO ASSOCIATIVA, UNIDA PARA EVOLUIR COMO SINDICATO E SER RECONHECIDO COMO UM SETOR FORTE, QUE GERA EMPREGO E RENDA.

      DEVEMOS RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NESTA MUDANÇA, NOS AUXILIANDO COM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR OUTROS SINDICATOS, CRIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, SEMPRE FOCADO NA SUSTENTABILIDADE ASSOCIATIVA E FIANCEIRA.


Como fazer acontecer

PRIMEIRO RENOVANDO DIRETORIA, POR SER UM SINDICATO PEQUENO AINDA MANTEMOS ALGUNS JÁ HÁ TEMPO NO SINDICATO, PORÉM JOVENS E COM DETERMINAÇÃO E HABILIDADE PARA LIDERANÇA E GESTÃO.

 - CRIAMOS UMA TAXA ASSOCIATIVA MENSAL ACORDADA E ACEITA POR TODOS.

 - NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS NOSSO MAIOR INVESTIMENTO FIXO, ALÉM DA TAXA FEDERATIVA, FOI A CONTRATAÇÃO DE UM EXECUTIVO EM PARCERIA COM OUTRO SETOR, COM ATIVIDADES BEM PRÓXIMAS DO NOSSO. PODEMOS AFIRMAR QUE ESTE INVESTIMENTO FOI MAIS HUMANO QUE FINANCEIRO, POIS CRIOU UM LAÇO MAIS FORTE ENTRE OS ASSOCIADOS, UMA COMUNICAÇÃO MAIS ÁGIL E MAIOR AGILIDADE NOS PROCESSOS DE MUDANÇA.

 - COM UM TRABALHO SEMPRE FOCADO NOS ASSSOCIADOS E SEMPRE INFORMANDO A TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SETOR. CRIAMOS UM GRUPO DE WHATSAPP, E ASSIM A MENSAGEM CHEGA MAIS RÁPIDA E A COMUNICAÇÃO E O RELACINAMENTO MAIS INTEGRADOS A UMA UNIÃO E RESPEITO MÚTUO, NÃO LIVRANDO DE UMA CONCORRÊNCIA, PORÉM COM MAIS RESPEITO AO TRABALHO DO OUTRO.

 - COM A REFORMA TRABALHISTA ONDE COLOCOU FIM NA CONTRIBUIÇÃO ANUAL COMPULSÓRIA, FIZEMOS UM TRABALHO DE CONCIENTIZAÇÃO, DEIXANDO TODOS BEM A VONTADE, PORÉM, CIENTES DA INPORTÂNCIA QUE FOSSE PAGA DE FORMA VOLUNTÁRIA, SÓ ASSIM PODERÍAMOS DAR CONTINUIDADE AO NOSSO TRABALHO, SEMPRE FEITO COM MUITA TRANPARÊNCIA, ASSIM PODEMOS AFIRMAR QUE AÇÕES QUE JÁ VINHAM SENDO REALIZADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS FORAM SEM DÚVUDA O “PULO DO GATO”, A PLANILHA COMPROVA QUE NOSSA GESTÃO TEM CREDIBILIDADE E COMPENTÊCIA, A PLANILHA ANEXA COMPROVA QUE CONSEGUIMOS MANTER A ARRECADAÇÃO DE 85% DE FORMA VOLUNTÁRIA E CONCIENTE.


Principais resultados

OS RESULTADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS ESTÃO INSERIDOS NA PRESENÇA DE 90% DOS ASSOCIADOS EM REUNIÕES, QUE SÃO AGENDADAS COM ANTECEDÊNCIA E SEMPRE BASEADA EM UMA PAUTA DE RELEVÂNCIA PARA O SETOR, O GRUPO SEMPRE MUITO TRANSPARENTE ENTENDEU QUE REUNIÕES SÓ DEVERIAM ACONTECER DESTA FORMA, POIS SOMOS NA MAIORIA PEQUENAS EMPRESAS E TODOS COM FUNÇÕES BEM DEFINIDAS EM SUAS EMPRESAS.

 - A RECEITA SEMPRE EQUILIBRADA COM AS DESPESAS E AS RESERVAS PRESERVADAS PARA EVENTUAIS SITUAÇÕES, COMO PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS E FEIRAS NACIONAIS.

 - O SINDICATO MATÉM UMA EXCELENTE RELAÇÃO COM A FEDERAÇÃO, E COMPROMETIDA COM SUA GESTÃO. HOJE O SINDICATO TEM ALGUNS ASSOCIADOS PARTICIPANDO DE CONSELHOS E EVENTOS DA FEDERAÇÃO, SUA PRESIDENTE PARTICIPA ATIVAMENTO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FINDES, ESTEVE PRESENTE NA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR E SE MATÉM PRESENTE NA ATUAL GESTÃO COMO VICE PRESIDENTE INSTITUCIONAL NA REGIONAL CENTRO-OESTE. SENDO ASSIM COM ESTA PROXIMIDADE COM A FEDERAÇÃO, CRIOU-SE PARA O SINDICATO UMA VISIBILIDADE INSTITUCIONAL E UMA CULTURA ASSOCIATIVA FORTE, NÃO CRESCEMOS NOS ÚLTIMOS ANOS, O SETOR VEM PASSANDO, COMO MUITOS POR DIFICULDADES, DEVIDO A CRISE QUE SE INSTALOU NO BRASIL, PORÉM, MATEMOS A QUALIDADE DE NOSSA GESTÃO, PRINCIPALMENTE DE COMUNICAÇÃO E FIANCEIRA.

 - A OPORTUNIDADE DE EXPOR SUAS IDÉIAS DADA A TODOS E DISCUTIDAS EM REINIÕES, PASSOU A ENTENDER MELHOR E VISUALIZAR APORTUNIDADES E AMEAÇAS PARA O SETOR E PARA O PRÓRPIO SINDICATO, CRIOU-SE COM ISSO UMA MELHORIA SIGINIFICATIVA NO CONVÍVIO ENTRE OS EMPRESÁRIOS, APESAR DA CONCORRÊNCIA, QUE SOMOS SABEDORES COMUNS A TODOS OS SETORES.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDIBORES/ES: sindibores-es@hotmail.com

FINDES: pda@findes.org.br