Boa Prática

24/10/2018

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1º FÓRUM DA INDÚSTRIA CAPIXABA 2017

Sindicato: Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados no Estado do Espírito Santo – SINCONGEL ES

Presidente do sindicato: Vladimir Rossi

Mandato: 1/2015 a 12/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

O Fórum da Indústria Capixaba 2017 é um projeto com ciclos de palestras sobre diversos temas que são debatidos entre palestrantes e empresários participantes. Em cada palestra são apresentados cases de sucesso e ferramentas de boas práticas de gestão.

Para o Sindicato houve grande visibilidade e fortalecimento da marca. As indústrias passaram a reconhecer o Sindicado Empresarial que até então estava oculto, tímido em suas ações. As as empresas associadas, bem como indústrias de todos os setores do ES, tiveram a oportunidade de participar desse projeto proporcionou conhecimento, capacitou, mostrou novas formas  de empreender e  inovar  para acompanhar as tendências do mercado.


Como surgiu a ideia

A ideia desse projeto surgiu quando percebemos que os empresários, colaboradores e prestadores de serviços do SINCONGEL ES precisavam aprimorar conhecimento e serem orientados sobre as mudanças rápidas que estavam acontecendo no Brasil e Estado. E 2017 foi um ano difícil. As empresas não estavam dispostas a investir financeiramente em cursos e treinamentos, o momento era de economizar.  Desta forma, criamos o Fórum da Indústria Capixaba para oferecer capacitação gratuita as indústrias do setor do SINCONGEL ES. Quando finalizamos o projeto percebemos que não poderíamos beneficiar apenas as indústrias da base do SINCONGEL e sim todas as  indústrias que que fazem parte dos 40 sindicatos filiados a FINDES. E assim foi feito!


Como fazer acontecer

No primeiro momento definimos os temas e contatamos os palestrantes conforme descrito na tabela abaixo.





























Temas



Palestrantes



 

 

Empreendedorismo, Inovação e Vendas



- Henry Vargas – Destaque em Empreendedorismo Jovem do Brasil

- Gibson Reggiane – Presidente Bebidas Reggiane

- Hugo Mansur – Diretor da Agência Lifebrand



 

 

 

Reforma Trabalhista



- Sylvia Lorena Teixeira de Sousa – CNI

- Alcimar Candeias da Silva - Auditor Fiscal do Trabalho Superintendente Regional do Trabalho no ES

- Dr. Humberto Nemer  Neto - Advogado especialista em Direito Material e Processual do Trabalh



 

Indústria 4.0



- Carlos Tourinho – Jornalista e Consultor

- Evandro Milet – Rádio CBN

- Luciano Raizer  Moura – Presidente do Sindinfo



 

Marca e Competitividade



- Lucas Izoton – Presidente da Cobra D’Água e Presidente Emérito da Findes

- Hugo Mansur – Diretor da Agência Lifebrand



 

 

Saúde e Segurança no Trabalho



- Dra. Débora Nogueira Trindade – Médica do Trabalho do SESE-ES

-  José Eduardo Menezes - Chefe da Fiscalização de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.


Algumas palestras tiveram dois palestrantes e as demais três. Cada palestrante tinha 40 minutos para fazer sua apresentação. Após as apresentações dos palestrantes, ambos se sentavam diante do público presente, por um tempo de 30 minutos, para responder todas as perguntas que lhes eram trazidas do auditório.

Com este formato definido, fizemos cotação de preço de tudo que iriamos precisar para realizar as palestras, conforme descrito na tabela abaixo. O valor total orçado ficou em R$108.200,00. Mas esses custos não saíram do caixa do Sindicato. Não tínhamos esse valor orçado, precisávamos de parcerias, apoio das entidades e empresas. E em 3 dias de contato com fornecedores e entidades conseguimos apoio de tudo que precisávamos para realizar o projeto. Ninguém acreditava nessa possibilidade, nem mesmo os diretores do Sindicato, mas com persistência e bom argumento conseguimos mostrar para as empresas a grandeza desse projeto, a importância de capacitar empresários, colaboradores e prestadores de serviço das indústrias e principalmente e a visibilidade que este projeto daria para suas marcas. Foi assim que conseguimos apoio da Findes, Sebrae e todos os demais fornecedores de produtos e serviços conforme descrito a seguir. E contrapartida divulgamos maciçamente as marcas das empresas patrocinadoras em todos os meios de comunicação.















































































































QTD



Descrição



Valor



Status



13



Palestrantes



41.000,00



Fechamos parceria, as palestras sem custo, em contrapartida a  marca da empresa em todas os meios de comunicação.



18



Transporte, Alimentação e hospedagem



3.500,00



05



Mediadores



2.500,00



Apoio Sebrae



10



Recepcionistas



1.000,00



Apoio Sebrae



05



Fotógrafo



2.500,00



Apoio Sebrae



05



Cerimonialista



2.500,00



Apoio Sebrae



05



Coffee Breack



4.000,00



Apoio Sebrae



05



Auditórios



5.000,00



Apoio Findes



05



Equipamentos Áudio Visual



2.250,00



Apoio Findes



05



Assistente Áudio Visual



2.000,00



Apoio Findes



03



Outdoors



5.200,00



Fechamos parceria, as palestras sem custo, em contrapartida a  marca da empresa em todas os meios de comunicação.



01



Banner



150,00



01



Backdrop



600,00



1500



Canetas Personalizadas



1.500,00



1500



Blocos de anotações personalizadas



12.000,00



1500



Bolsas personalizadas



18.000,00



01



Agência de Publicidade



5.000,00



TOTAL



108.200,00



 


Além de não ter custo com o projeto, ainda fomos agraciados com brindes dos parceiros para sorteio nos eventos.


Principais resultados

O resultado foi positivo em todos os aspectos. Tivemos a participação de 300 pessoas em cada palestra, totalizando 1500 pessoas capacitadas e certificadas.

Não teve geração de receita para o SINCONGEL ES, mas o sindicato e os parceiros tiveram ampla visibilidade institucional de suas marcas. Conseguimos internalizar nos empresários a importância do Sindicato Empresarial na realização de ações para o fortalecimento das indústrias. Mostramos aos empresários que mesmo diante da crise econômica podemos levar ações que beneficiem as indústrias. Estreitamos nosso relacionamento com as empresas patrocinadoras. Algumas conseguiram fecharam negócios através da participação neste projeto, como por exemplo a Ramalhos Brasil, que firmou parceria com o sindicato Sindipães para fornecimentos de fornos., a Rede Farmes (Farmácia) fechou cartão convênio com várias indústrias.

E o SINCONGEL estreitou relacionamento com as indústrias associadas que passaram enxergar o poder do associativismo na busca de ações que concretize interesses comuns capazes de promover e fortalecer as indústrias. As palestras orientaram, apresentaram tendências e novas ferramentas de gestão. Falamos sobre empreendedorismo, inovação e vendas; Reforma Trabalhista; Indústria 4.0; falamos sobre posicionamento de marca e técnicas de Saúde e Segurança no trabalho. Em todos os temas, foram abordados cases de sucesso de empresas que se reinventam a cada dia na melhoria dos processos, como aumentar vendas, reter clientes, ampliar o ambiente de negócios e principalmente, produzir com redução de custos.

 

Resumindo: as boas práticas vêm da vontade de fazer as coisas acontecerem. Se fossemos esperar recursos financeiros para realizar o evento, o projeto não teria acontecido.  Não teríamos certificado 1500 pessoas.

Existem várias formas de inventar, reinventar e inovar. As empresas se acomodam, a visão vai ficando longe do alvo, então os empresários sentem-se incapazes de conquistar seus objetivos. Não precisamos de R$ 108.200,00 para fazer o projeto. Realizamos com nobreza, usando nosso relacionamento, parceria, argumento e principalmente transmitindo confiança ao investidor. Atitudes positivas e concretas é a melhor prática para alcançar os objetivos.

 

O Projeto teve resultados fantásticos que em 2018 realizaremos a 2ª segunda edição a partir de maio até agosto de 2018. Teremos a mesma parceria, sem custos para o Sindicato. Porém, alguns parceiros contribuirão espontaneamente para este projeto gerando um montante de R$ 20.000, 00 para o caixa do Sindicato. Com a extinção da contribuição Sindical, precisamos nos inovar, reinventar, desenvolver projetos atrativos que atraiam mais associados e garanta a sustentabilidade do Sindicato. Nesta 2ª edição abordaremos temas direcionados para micro e pequenas indústrias. Os temas serão:


  1. Carga Tributária e o Impacto dos Incentivos Fiscais de outros Estados

  2.  Eficiência Operacional: Produtividade E Eficiente Energia - MPEs

  3. Linhas de Crédito para as Micro e Pequenas Empresas

  4.  Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas

  5. Marketing Moderno: Marca E Estratégia Digital


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados no Estado do Espírito Santo – SINCONGEL ES/ES: contato@sincongel.com.br

FINDES: pda@findes.org.br