Boa Prática

24/10/2018

Início > Sabores da Terra (Espaço da Indústria Capixaba de Alimentos e Bebidas)

Sabores da Terra (Espaço da Indústria Capixaba de Alimentos e Bebidas)

Sindicato: SINDICACAU

Presidente do sindicato: Alzira Delazare Targa

Mandato: 1/2014 a 12/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

Uma ação para apresentar os produtos capixabas da área de alimentos e bebidas e realizar venda direta para as micro e pequenas empresas. Procuramos uma feira onde poderíamos inserir os produtos industrializados. Criamos uma ilha dentro de uma feira onde participaram empresas do setor de Massas e Biscoitos, Chocolates, Geléias, Molhos e Temperos, Sorvetes e Picolés, Queijos e Iogurtes e Bebidas em geral. As empresas participantes foram: Condita, Bon Apetit, Conservas Venda Nova, Espírito Cacau, Terra Cacau, Kebis, Mineirice, Sabor das Montanhas, Bebidas Reggiani, Cachaça Princesa Izabel, Cachaça Dose Clássica, Cachaça Santa Terezinha, Cachaça Thimotina, Cachaça Suprema, Cachaça Granfina, Cachaça Coisa Nossa, Cachaça Cachoeira da Onça, Cervejaria Else, Cervejaria Altezza, Cervejaria Kingbier, Sorvetes Snob e da Diana.


Como surgiu a ideia

Devido as empresas necessitarem de vendas e com muita concorrência de outros estados e uma grande crise em 2016 tivemos a necessidade de participar de feiras para venda direta ao consumidor.  Nosso diferencial de trabalho foi o sindicato apoiar as vendas para os associados.  Por termos  muitas empresas pequenas que não dispunham de recursos para manter vendedores no stand, o sindicato contratou pessoas para fazer a degustação e venda dos produtos nos três dias de feira... em alguns casos até buscávamos os produtos nas indústrias... nos casos que a empresa não tenha condições de levar. Em alguns casos vendemos até mais que o esperado.


Como fazer acontecer

Primeiro procurei o Sebrae que é muito parceiro das nossas ações... .. conseguimos aprovação da diretoria do Sebrae no valor de 80.000,00 para a compra de Espaço, montagem básica e logo das empresas participantes. Neste caso o sindicato arcou com o custo de vendedores, degustadores e outras despesas , em média com um investimento de R$ 10.000,00 por edição.


Principais resultados

 Os resultados foram excelentes. Os associados ficaram muito satisfeitos com o resultado das vendas... em média uma cervejaria vendia 8.000,00 em três dias de evento.  Empresas pequenas que não conseguiam penetração em supermercados passou a conseguir se cadastrar por apresentarem seus produtos.  Fizemos uma ação que o visitante preenchia uma pesquisa (se ele conhecia os produtos capixabas, se gostavam, se comprariam em supermercados e em quais supermercados) e quem respondesse participava de sorteios de camisa da campanha Valorize o produto Capixaba durante a feira. Levamos essa pesquisa para a ACAPS e conseguimos inserir indústrias para venda em supermercados.

 

Aqui não sei te falar um valor exato de vendas... mas geralmente três dias de feira em nosso stand gera vendas no valor de quase 200.000,00.

 

Nessas feiras conseguimos atrair novos associados que participaram da feira ou que foram apenas visitar. 

 

Conseguimos tb fazer negócios entre empresas de Sindicatos. Exemplo: uma associada do Sindimassas que produz pão de queijo passou a fornecer para algumas padarias associadas ao Sindipães.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDICACAU/ES: sindicacau.es@gmail.com

FINDES: pda@findes.org.br