Boa Prática

24/10/2018

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SALÃO SABORES – ESPAÇO GOURMET

Sindicato: SINDICACAU

Presidente do sindicato: Alzira Delazare Targa

Mandato: 1/2014 a 12/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2018

Raio-X da prática

Uma ação para apresentar os produtos capixabas da área de alimentos e bebidas. Procuramos uma feira de gastronomia e no meio dela colocamos um restaurante como um aquário... em vidro onde as pessoas passavam e ficavam curiosas para entrar... Fizemos dentro como um restaurante com mesas para atender 30 pessoas a casa uma hora e meia... colocamos recepcionistas na entrada agendando a participação das pessoas que visitaram a feira. Quem participava degustava desde a entrada, prato principal, sobremesa e com harmonização de bebidas (água, sucos, refrigerante, Cerveja Artesanal, Cachaça, vinho e café).


Como surgiu a ideia

Devido as empresas terem muita concorrência de outros estados, queríamos apresentar aos capixabas nossos produtos daqui da Terra e de excelente qualidade. Havia visto um projeto parecido numa feira em São Paulo, mas era fechado e sobre Sabores regionais e feito às cegas... então decidi fazer aqui mas de uma maneira que as pessoas iriam degustar os produtos sabendo que eram do nosso estado, de qualidade e informando qual era a de empresa.


Como fazer acontecer

Primeiro procurei o Sebrae que é muito parceiro das nossas ações e por ser um evento caro os sindicatos não teriam com arcar... .. conseguimos aprovação da diretoria do Sebrae no valor de 120.000,00 para a compra de Espaço, decoração e recepcionistas. Teríamos ainda que fazer toda a logística de cardápio, produtos, preparação e o serviço final. Buscamos duas faculdades renomadas de tem curso de Gastronomia e mostramos nossa ideia, eles aceitaram o desafio, conseguimos com as faculdades desde a criação do cardápio sobre os produtos que tínhamos de associados, a preparação nos dois dias de evento, a montagem dos pratos, a harmonização da comida com a bebida e a sobremesa até o serviço de atendimento e recolhimento final. Depois procurei cada presidente de sindicato e disse nossa ideia, conseguimos todos os produtos necessários (massas, biscoitos, Paes, carnes, peixe, frango, laticínios, palmito, molhos, temperos, sorvete, Chocolate, geléia e todas as bebidas), os sindicatos arcaram com alguns produtos não industrializados que precisavam compor os pratos ou que nossas indústrias não tinham para nos doar. Trabalhamos a campanha Valorize os produtos capixabas. 


Principais resultados

Os resultados foram excelentes. Primeiro o Sebrae que ficou encantado com a procura na participação dos visitantes na feira, só se ouvia dizer do “stand do restaurante”... A sociedade em geral abismada com alguns produtos que pensavam ser de fora do estado e que eram capixabas... a dinâmica da degustação.... Na hora que começava a degustação uma pessoa falava ao microfone o que era aquela entrada, quais produtos tinham ali, de qual empresa era... e no final entregávamos uma pesquisa sobre o que a pessoa achou de sabor, harmonização, das sobremesas e tal.... 

Como era uma feira de gastronomia voltada a bares, restaurantes e hotéis... várias empresas foram procuradas para fechar negócio. 

 

Importante destacar que além do Sindicacau outros 6 sindicatos foram convidados para a ação.

Ela apesar de não ter ganho financeiro para o sindicato direto a longo prazo traz retenção e captação de novos associados, e recursos por meio da contribuição associativa.

 

Mais de 50 empresas participaram da ação.

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

SINDICACAU/ES: sindicacau.es@gmail.com

FINDES: pda@findes.org.br