Boa Prática

19/10/2018

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WORKSHOP SINDILIMPE NORDESTE

Sindicato: SINDILIMPE - SINDICATO DAS INDUSTRIAS DE SABÃO E VELAS, SANEANTES E MATERIAL DE LIMPEZA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Presidente do sindicato: MARIA DE FÁTIMA BORGES PEREIRA SALAZAR

Mandato: 1/2013 a 12/2020

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 12/2013
Fim de execução da prática: 03/2018

Raio-X da prática

O Workshop Sindilimpe Nordeste é um evento que foi elaborado desde 2012 para atender as demandas das empresas do setor de saneantes e cosméticos no que se refere as capacitações técnicas, informações tecnológicas, inovação de processos e produtos, atualizar sobre as tendências e as rápidas mudanças de padrões de consumo e exigências de mercado, manter um relacionamento mais próximo com os fornecedores diretos de fábricas multinacionais, importantes para o setor de produtos químicos, pois as maiores estão justamente fora do país, proporcionando as empresas do setor, um contato direto com seus distribuidores locais, atraindo-os para o nosso estado, e assim contemplando desde as MPE’S até as empresas de grande porte. Proporcionou ao Sindicato uma grande visibilidade nacional e principalmente dentro do estado de Pernambuco, atraindo um número maior de empresas para se associarem, inclusive nos fez sentir a necessidade de alteramos o nosso estatuto para acrescentarmos uma categoria de Sócios parceiros, devido ao grande interesse dos fornecedores e empresas do setor de cosméticos, em se associarem ao Sindicato, pois na Região Nordeste tínhamos uma deficiência nessa natureza de eventos. Hoje este evento é o responsável pela maior receita anual do Sindicato. Tornando o Sindicato independente financeiramente, principalmente da Contribuição Sindical.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu da Presidente Fátima Salazar, por ser empresaria e a sua indústria ser de pequeno porte, sempre teve dificuldades para atualizar as suas demandas tecnológicas e seus maquinários, precisava estar sempre viajando para o Sul e Sudeste do país, para poder ter acesso às informações tecnológicas, matérias -primas inovadoras e aos grandes fornecedores, representando sempre um custo elevado, mesmo trazendo benefícios, então percebeu que havia necessidade de trazer esses fornecedores para o estado de Pernambuco, em um só momento e contemplar todo o setor com as mesmas informações e a partir daí foi estreitando os laços comerciais e abrindo as portas do Sindilimpe para os mesmos e mostrando a importância dessa integração, onde todos ganhariam. Essas informações nunca eram de forma clara e fáceis, pois devido ao tamanho da empresa, os fornecedores não demonstravam grande interesse em atender, pois não conheciam a capacidade do estado e o tamanho do setor. Pernambuco é 3º maior em número de empresas do setor de saneantes, só perdendo para São Paulo e Minas Gerais. Ficou ainda mais evidente que era possível ser realizado, o 1° Workshop Sindilimpe Nordeste, onde contemplaríamos todos os assuntos técnicos, regulatórios que impactam diretamente ao setor, acesso a maquinários, equipamentos de laboratórios, criando parcerias com os fornecedores, onde além de palestras técnicas e importantes para o desenvolvimento de produtos e melhoria da qualidade, impactando diretamente na competitividade das empresas e do seu crescimento, rodadas de negócios, ponte forte do evento, pois coloca o fornecedor diretamente em negociação com os clientes. Fortalecendo as parcerias institucionais com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Fiepe, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária APEVISA, VISAS Municipais, Conselho Regional de Química CRQ , empresas dos setores de saneantes e cosméticos dos Estados do Nordeste.


Como fazer acontecer

Todos os custos gerados no evento são pagos com sua própria receita, gerando ao final uma receita líquida para o Sindicato. 1. Planejamento e organização do evento – Responsável Sindicato – Assistente Técnica - Izabel Araujo, Presidente Fátima Salazar, Diretor Administrativo Alfredo Salazar, Diretor Financeiro Aldemar Campello e o Diretor Vice Presidente Felipe Coêlho. 1.1.Contato com os hotéis para seleção do mesmo, verificando tamanho das estruturas de auditório, sala para rodada de negócios de acordo com o número de empresas fornecedoras que irão participar, restaurantes para os almoços, buffet para o coffee, iluminação, ventilação, estacionamento. 1.2.Levantamento de todos os orçamentos com diversos fornecedores, prestadores de serviços: 1.2.1. Custo do almoço para todos os participantes nos dois dias, happy hour ao final do 1° e jantar de encerramento. 1.2.2. Custo do coffee permanente durante os dois dias, 1.2.3. Brindes, pulseiras de identificação, artes do material para divulgação 1.2.4. Custo das salas 1.2.5. Custo do material de divulgação 1.2.6. Iluminação, fotos e filmagem, transmissão simultânea das palestras para sala das rodadas, serviço de som e multimídia, 1.2.7. Palestras Magnas Identificação das mesas dos fornecedores, 1.2.9. Recepcionistas e mestre de cerimônia. 1.2.10. Banda para o jantar de encerramento 1.3. Firmar as parcerias com Fiepe, Sebrae e os Fornecedores. 1.3.1. Apoio patrocínio Fiepe 1.3.2. Apoio patrocínio Sebrae 1.3.3. Apoio patrocínio dos fornecedores 1.4. Reuniões para definição das contratações. 1.5. Reuniões para planejamento das mídias para divulgação, 1.6. Contato com todos os fornecedores para venda das cotas e definição para forma de pagamentos e recebimento das logos autorizados para divulgação nas mídias, 1.7. Divulgação do evento e inscrições dos participantes. 1.8. Pulo do gato para tornar possível a concretização da ideia Ao longo dos anos fomos firmando parcerias com os fornecedores e as instituições parceiras. Promovemos cursos e seminários, onde sempre atraíamos um grande número de empresas. Essa integração e os contatos diretos foram dando ao Sindicato muita credibilidade. Ao convidarmos os parceiros para um evento de maior porte, onde assumimos toda a responsabilidade como Sindicato e apresentamos um evento com uma formatação diferente, onde eles são o centro das atrações, podendo convidar qualquer parceiro e clientes, envolvidos num clima de um trabalho e participação muito dinâmico, desde a recepção na chegada, com um coffee, os crachás dos fornecedores já posicionados em suas mesas, o almoço patrocinado para todos, promovendo sempre momentos de network intenso e sem nenhum custo a mais, favorecendo a participação de todas as empresas fabricantes dos setores de saneantes e cosméticos, sem nenhum custo para elas, distribuição de brindes ao final de cada palestra, incentivando a participação maior do público, promovendo sorteios de brindes para todos que cumprissem a meta de visitar todas as mesas de negócios, causando um movimento constante entre os fornecedores, inclusive com um horário extenso que começa às 8:00 até às 20:00h, valorizando qualquer investimento e o interesse de todos em participar intensamente. Iniciando sempre o evento com uma palestra magna que contemplava a todos os participantes, fornecedores e fabricantes, com assuntos pertinentes ao mercado, e finalizando no 2° dia com outra palestra magna, que ao fechar o evento mostrasse o quanto foi prazeroso os negócios nos dois dias, dando continuidade a um excelente clima de negócios, consolidando a criação de uma cadeia de valor, fortalecendo as relações comerciais, finalizando com um jantar com todos presentes e já divulgando o evento do ano seguinte. Resumindo: Estar sempre preocupado em atender as demandas dos dois clientes que são os fornecedores e fabricantes é de suma importância. O Evento é formatado para criar o vínculo entre o fornecedor e o fabricante. O Sindicato ficou na mente das pessoas como marca do evento.


Principais resultados

Relate os resultados quantitativos e qualitativos proporcionados pela boa prática para o sindicato (ex: geração de receitas, visibilidade institucional, captação e/ou fidelização de associados, valorização da cultura associativa, etc.). Relate também que ganhos a Boa Prática proporcionou para as empresas do setor associadas e/ou não-associadas (ex: acesso a novos mercados, estreitamento da cooperação com outras empresas do setor, melhoria de processos, redução de custos, aumento de vendas, melhoria do ambiente de negócios etc.). A cada Workshop realizado foram aumentando o número de fornecedores participantes das rodadas de negócios e das palestras técnicas. Para o Hotel selecionado só poderíamos ter no máximo 30 mesas, as quais foram preenchidas, tendo ainda 3 empresas na espera, caso houvesse desistência. Com o interesse pelas mesas, também aumentaram o número de palestra técnica que fecharam os dois dias com 12 palestras e mais 2 palestras magnas. Contemplamos um público de 235 pessoas, representando 123 empresas de fabricantes de saneante e cosméticos. Total de empresas fornecedoras foram de 38, participantes das mesas, representando os fornecedores, 105 pessoas, tamanho foi a necessidade de atendimento às empresas fabricantes. Gerando uma receita líquida para o Sindicato de R$ 138.647,47, o que nos possibilita realizar mais atividades durante o ano, junto com os parceiros. O Sindicato continua trabalhando e mantendo a sua visibilidade a nível nacional, inclusive criando novas parcerias, a mais recente Household Innovation, para realizações de missões em Feiras e Cursos fora do estado em parceria com o Sebrae e com descontos para associados do Sindicato. Sendo valorizado pelos associados, pois eles estão sempre sendo contemplados nas parcerias e estimulando a prática associativista. O ganho para as empresas participantes, é justamente a inclusão de uma cadeia de valor, onde se congrega todas as possibilidades para se trabalhar o crescimento das empresas, informações técnicas, maquinários, prestação de serviços, trocas de informações entre fabricantes, formação de parcerias, melhoria contínua nos processos, lançamentos de novos produtos com baixo custo e agregando melhor performance aos produtos. Facilitando nas empresas a prática de tudo que foi abordado no evento, com um diferencial, o acompanhamento técnico do fornecedor, como uma prestação de serviço para minimizar desperdícios e otimizar os custos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

SINDILIMPE - SINDICATO DAS INDUSTRIAS DE SABÃO E VELAS, SANEANTES E MATERIAL DE LIMPEZA DO ESTADO DE PERNAMBUCO/PE: sindilimpe@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br