Boa Prática

19/10/2018

Início > OFICINA LEGAL

OFICINA LEGAL

Sindicato: SINDIREPA/PE

Presidente do sindicato: PEDRO PAULO

Mandato: 1/2016 a 11/2019

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 4/2018
Fim de execução da prática: 12/2018

Raio-X da prática

Em termos gerais, a prática vem trazer a padronização com qualificação dos serviços e produtos das oficinas de reparação automotiva do estado de Pernambuco. Especificamente, com o programa "Oficina Legal" do SINDIREPA/PE as empresas de reparação automotiva do estado terão a oportunidade de implementar melhorias na sua gestão, na sua capacidade instalada e qualificação dos serviços oferecidos ao consumidor, valendo-se dos requisitos legais, técnicos, gerenciais e boas práticas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e inclusão social utilizando para esse objetivo as parcerias de entidades como o SEBRAE/PE, SENAI/PE, SESI/PE e fabricantes de ferramentas e autopeças. No quesito certificação e regulamentação o programa "Oficina Legal", visa atender a legislação quanto as certificações e qualificações dos profissionais e da oficina como um todo. Esta ação além de nivelar por alto as empresas associadas, atrairá também fontes de receita para o sindicato através do aumento do seu quadro associativo, bem como com a criação do selo de certificação "Oficina Legal" e "Mecânico Legal", selo este que permitirá ao sindicato a arrecadação tanto com as mensalidades dos novos associados quanto com os valores cobrados para a certificações das oficinas e dos mecânicos certificados, valores estes que serão cobrados de forma anual para recertificação.

 


Como surgiu a ideia

Em reuniões com os proprietários de oficinas de mecânica, funilaria e pintura e retificas, o sindicato percebeu que até mesmo algumas empresas de médio porte tem uma gestão entre familiar e amadora e que se, desenvolvêssemos um programa voltado para a profissionalização e melhor gestão dos negócios, poderíamos produzir mais, rentabilizar mais com os mesmos profissionais e os mesmos clientes do momento, como também aumentando o fluxo de novos serviços com melhores resultados financeiros. Para que isso fosse possível, conversamos com grupos distintos em regiões distintas para melhor entendimento das necessidades e demandas nas áreas de qualificação, gestão e comercial, buscando também parcerias eficazes e boas práticas já realizadas em outros estados e outras regiões, desta forma desenhamos o projeto "Oficina Legal" usando como ferramenta para melhoria dessas oficinas a própria observação dos seus erros e necessidades de melhorias. Atrelado a necessidade das oficinas, está também a necessidade do sindicato de realizar projetos que pudessem trazer novas fontes de receitas para que esse possa atingir a sua sustentabilidade.


Como fazer acontecer

O projeto "Oficina Legal" tem como base quatro eixos principais, são eles: 1) Gestão com qualidade - Administrativo; - Financeiro; - Estoque. 2) Capacitações técnicas - Formação profissional e certificados técnicos; 3) Certificações - Licenciamentos - Documentações - Alvarás 4) Sustentabilidade - Programa de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) - Ações mitigadoras para redução de resíduos O nosso ponto de partida é um projeto piloto com 29 empresas que está ocorrendo desde abril de 2018 com previsão de conclusão em dezembro de 2018, tendo como apoiadores e parceiros o SEBRAE/PE e o SENAI/PE, onde está sendo usada como base a ferramenta PSGQ que é o programa SEBRAE de gestão da qualidade, adaptada para a realidade da reparação automotiva através de encontros quinzenais em sala de aula + as atuações in company com intuito de entender as necessidades individuais destas empresas e atende-las dentro do programa acima citado. O custo nesse projeto é de aproximadamente R$ 116.000,00, custeados 70% pelo SEBRAETEC e 30% pelas empresas participantes, divididas em 10 parcelas no cartão de crédito, diretamente com o SEBRAE. Após esse projeto ocorrerão demandas para ajustes que serão estudadas caso a caso para isso está buscando parcerias com empresas na área de ferramental, projetos e construção civil, empresas certificadoras e fornecedores diversos, formando um pool de empresas da reparação automotiva para que as aquisições em grupo sejam conseguidas com preços menores e prazos maiores para pagamento e realizações.

 


Principais resultados

No primeiro momento, das 29 empresas participantes do primeiro projeto "Oficina Legal", 20 não eram associadas ao sindicato e passaram a ser. estas empresas, além das contribuições associativas que farão serão usadas como exemplos para captação de novos associados e com as futuras certificações que esse projeto trará para todas as empresas, teremos também novos recursos que nos garantirão uma melhor receita. Tem sido notória a aceitação de novas empresas para o segundo projeto "Oficina Legal", com início previsto para o mês de junho, onde já temos 11 pretendentes no total de 30 vagas. E das 29 empresas participantes do primeiro projeto, 4 já mudaram completamente seu layout, adequaram as suas práticas e estão buscando qualificação e certificação, entendendo que o resultado desse projeto é um agregador de valores para os seus negócios, situações estas que mostram o quanto o projeto está sendo bem visto pelas empresas.

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

SINDIREPA/PE/PE: sindirepa@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br