Boa Prática

19/10/2018

Início > CARAVANA DE INTERIORIZAÇÃO SINDICAL PATRONAL – SINDRATAR-PE / SINDISERRA

CARAVANA DE INTERIORIZAÇÃO SINDICAL PATRONAL – SINDRATAR-PE / SINDISERRA

Sindicato: SINDISERRA e SINDRATAR-PE

Presidente do sindicato: José Oliveira Borba Pacífico

Mandato: 1/2016 a 12/2019

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 5/2016
Fim de execução da prática: 25/05/2016

Raio-X da prática

Associativismo- Necessidade de ampliação da base e de conhecimento das empresas da Região do Agreste e Sertão, possibilidade de interagir e se colocar à disposição como instituição representante do Setor para as empresas que estão mais distantes da nossa sede.


Como surgiu a ideia

A proposta surgiu em diálogos e debates durante as reuniões do sindicato, já tínhamos feito um trabalho semelhante na Região Metropolitana e Zona da Mata Sul , porém as regiões mais longínquas precisavam ser visitadas e mapeadas. O maior problema para um sindicato como o nosso no qual sofremos com baixa arrecadação sindical sempre foi verba para colocar as idéias em prática, não obstante a boa vontade dos Srs. Diretores e do apoio e projetos apresentados pelo Executivo , sempre esbarramos na questão financeira . Para tal resolvemos criar uma parceria com outro sindicato que tem o Executivo em comum o SINDRATAR-PE desta forma já teríamos uma redução de custos, numa fase seguinte pleiteamos à FIEPE um apoio ( Patrocínio ) para completarmos os custos das despesas , aqui vale ressaltar que percorremos aproximadamente 2.000 km nesta ação, apesar de termos como foco principal as cidades pontuadas: Belo Jardim, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Araripina e Ouricuri, passamos por outras de menor porte. Em Caruaru já tínhamos realizado um trabalho específico apoiando e filiando uma Associação local ( ANCAC ). Tivemos a oportunidade de participarmos a convite do Dr. Felipe Coelho da Feira de Ouricuri ( Feira da Industria e Comércio ) , lá conseguimos contatos de outras empresas que não constavam no SIGA.


Como fazer acontecer

Primeiramente pesquisamos quais os principais municípios que fossem mais interessantes no que tange a concentração de empresas do segmento, trabalhamos em conjunto com as Regionais da FIEPE para divulgar junto às empresas das regiões onde passaríamos , criamos um grupo de apoio ( WhatsApp) no qual a GERI na nossa sede e todas as Regionais estavam disponíveis para nos dar apoio logístico como também nos acompanhar em visitas quando necessário. Passamos dois meses divulgando através de e-mail e contatos por telefone quando possível para que as empresas tivessem conhecimento da nossa visita. O investimento econômico e humano foi na ordem de R$10.000,00 ( Dez mil reais ). O "pulo do gato" acredito e tenho certeza que foram as Parcerias , sem o alinhamento com o SINDRATAR-PE e a FIEPE não conseguiríamos ter realizado esta ação. O planejamento faz parte deste pulo do gato uma vez que sem planejamento nada acontece ou acontece de forma equivocada e com possibilidades de vários erros que poderiam ser previstos , o terceiro ponto foi a determinação , levando em conta uma viagem pelo interior do estado de carro ( Caminhonete ) sabendo dos riscos que são conhecidos nas estradas do Sertão principalmente . Porém o conjunto de ações junto com a vontade de fazer, realizar e proporcionar uma ação voltada para as empresas que não tem condições de comparecer as nossas reuniões devido à distância , sabemos que cumprimos nosso papel enquanto instituição representante do Setor.


Principais resultados

Aumento da visibilidade , o SINDISERRA não era conhecido naquelas Regiões pelas empresas do Setor, notamos que muitos nos confundiam com sindicato Laboral, o que nos mostra a necessidade de outras ações semelhantes, mapeamos empresas que já tinham encerrado suas atividades e ainda constavam na base do SIGA. No ano da ação em 2016 conseguimos filiar empresas na Região do Agreste ( Caruaru e Limoeiro ) , chegamos a fomentar a criação de um polo de SERRARIAS na Cidade de Limoeiro, isto se deve a divulgação que a Caravana teve mesmo tendo como objetivo as empesas do Sertão . Conseguimos uma parceria com o Governo da Argentina na qual empresas Associadas que importam ( Ferragens ) participaram de um projeto sem custo para visitar com o apoio da a AAICI - Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional da República Argentina , a Rodada Internacional de Negócios do Setor de FERRAGENS , acreditamos que esta divulgação sobre uma ação como a Caravana de Interiorização nos colocou em evidência. Em números houve um aumento de 20% no número de Associados quando filiamos a ANCAC e as empresas de Limoeiro .


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

SINDISERRA e SINDRATAR-PE/PE: sindiserra@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br