Boa Prática

19/10/2018

Início > Criação da - Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação - ANDIGRAF

Criação da - Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação - ANDIGRAF

Sindicato: SINDUSGRAF-PE

Presidente do sindicato: Eduardo Carneiro Mota

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FIEPE

Início de execução da prática: 1/2017
Fim de execução da prática: 6 meses

Raio-X da prática

Por iniciativa dos Sindicatos das Indústrias Gráficas do Norte & Nordeste, Lançamos em São Paulo na naior Feira da Indústria Gráfica ExpoPrint em março de 2018, a Associação Nacional que será sediado em Brasília – DF e abrangência em breve, de todos os 26 estados da federação e do Distrito Federal, com a finalidade de buscar benefícios às Industrias Gráficas de todo o Brasil em diferentes frentes.

 

 

Os benefícios que trazemos são:

 

Ÿ Assinatura gratuita da Revista Graphium que passará a ser a revista oficial da entidade.

Ÿ Grupo de Whatsapp com informações diárias do setor, plantão tira duvidas e oportunidades de compra, venda e concerto de equipamentos.

Ÿ Listagem diária das licitações de seu Estado.

Ÿ Desconto na compra de softwares da BREMEN SISTEMAS, para a informatização de sua empresa.

Ÿ Descontos especiais nos serviços e treinamentos da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica

Ÿ Acesso as informações econômicas do setor.

Ÿ Assessoria jurídica: divulgação da legislação e acompanhamento dos projetos de lei de interesse do setor.

Ÿ Elaboração de Pleitos de interesse do setor.

Ÿ Palestras exclusivas para associados.

Ÿ Descontos especiais em cursos e palestras

Ÿ Desconto na compra de manuais técnicos.

Ÿ Formação de Banco de Empregos em todo o território Nacional

Ÿ Disponibilidade de Consultor em Gestão da Área Gráfica para prestar assessoria direta aos associados;

Ÿ Reuniões em Brasília com a CNI referente a Revisão das Lei de Licitações.


Como surgiu a ideia

ANDIGRAF surgiu das necessidades e carências levantadas junto às gráficas do Norte & Nordeste quanto à treinamento, formação de mão de obra, assistência administrativa, jurídica, fiscal, licitações e demais objetivos que as pequenas industrias da atividade gráfica tem em comum que é de gerir seus negócios visando o lucro, não havia no Brasil até o momento nenhuma entidade que representasse estas empresas que são a maioria das empresas do seguimento. Faltava ainda uma relação forte com o setor de Impressão Digital e Comunicação que não se sentia representado. Sentimos também a necessidade de uma maior integração de toda a cadeia de impressão no País e no mundo, com fornecedores e profissionais da área incluídos em um só time.

Após a fundação e com pouco esforço de marketing, já estamos em 22 estados faltando apenas 05 estados para fechar o mapa do Brasil com representantes em todo território nacional. Em breve iniciaremos a nomeação dos delegados regionais, eleitos entre os associados do próprio estado, com a finalidade de participar de nossas reuniões e decisões de maneira democrática, definindo nossos rumos e nosso futuro. Os fornecedores rapidamente acolheram de pronto a ideia da nova entidade e ficaram maravilhados com a não cobrança de nossa parte aos associados provando a característica principal da entidade que é servir de caminho e orientação para as empresas que necessitam crescer.


Como fazer acontecer

Logo após a fundação foi procedida a Eleição e Posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, ficou também decidido que o mandato da presente Diretoria e do Conselho Fiscal será de dois anos. Após a fundação, a montagem da sede física em Brasília e a sua estruturação administrativa, será o momento de buscar a ampliação da base de associados com a meta de ainda em 2018 ter a cobertura nacional fechada, ou seja associados de todos os 26 estados e do Distrito Federal, objetivo já alcançado em 21 Estados e no distrito federal, e com o objetivo de atingir também nossos primeiros mil associados ainda neste exercício. Com a força inicial de 14 Sindicatos estaduais, mais da metade do país, a fundação da ANDIGRAF conta hoje com o apoio financeiro dos mesmos, o que nos permitiu, neste primeiro momento, em conjunto com nossos fornecedores não cobrar qualquer valor de filiação ou taxa de manutenção, pois a finalidade da ANDIGRAF será sempre prestar serviços a quem mais precisa e o momento que enfrentamos na economia não nos permite avançar no caixa das microempresas de nosso setor. Esperamos até o fim do ano ter a maioria dos empresários Gráficos do país e a totalidade da extensão territorial deste imenso Brasil.

 


Principais resultados

Tivemos uma receptividade das gráficas rápidas e digitais, que não se sentiam acolhidas em outras entidades, bem como da associação de profissionais da área gráfica, como designers, arte-finalistas, profissionais de pré-impressão, professores e consultores do ramo. Pensando nisso, conseguimos proporcionar as seguintes melhorias:

Ÿ Defesa de nossos interesses junto aos Governos Federal, Estaduais e Municipais;

Ÿ Qualificação da Mão de Obra de nossas empresas e formação de novas vagas no Mercado de Trabalho;

Ÿ Ajuda na Gestão e no controle interno das micro e pequenas empresas;

Ÿ A Formação de grupos de Empresas visando a compra em escala, a redução de custos com benefício direto no aumento da competitividade;

Ÿ A Informatização da empresa, de seus métodos, orçamentos visando a agilidade e aumento do faturamento;

Ÿ Assessoria jurídica e tributária na defesa das Industrias Gráficas e nas empresas de Comunicação visual;

Ÿ O fomento de grupos de discursão e atualização diária de informações do mercado gráfico e da comunicação no Brasil e no Mundo.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEPE.

SINDUSGRAF-PE/PE: sindusgrafpe@fiepe.org.br

FIEPE: apoioprojetos@fiepe.org.br