Boa Prática

15/10/2018

Início > ENCONTRO DE ASSUNTOS TRABALHISTAS

ENCONTRO DE ASSUNTOS TRABALHISTAS

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR

Presidente do sindicato: Marcelo Ivan Melek

Mandato: 1/2017 a 12/2023

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

O Encontro de Assuntos Trabalhistas foi criado em 2017 com o objetivo de promover reunião de profissionais de Recursos Humanos para debater sobre questões de interesse da categoria e levantar demandas em comum das empresas. Os Encontros abordam principalmente temas atuais e que apresentam dificuldade para as empresas. Assim, todos os assuntos afetos a área trabalhista de interesse comum é colocada. Para que o público alvo tenha informação conforme determina a Lei bem como o que foi definido na Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato. Dessa forma a empresa conta com informação qualificada para a tomada de decisão.

Foi extremamente benéfico para o Sindicato visto que a instituição ampliou sua presença junto às empresas. Para as empresas também foi muito importante pois tiveram um espaço onde elas puderam conversar e debater, com a coordenação do Jurídico do Sindicato, e entre seus pares, assuntos de interesse comuns às mesmas.

Como surgiu a ideia: Contatou-se um grande número de solicitação de questões de ordem jurídica ao departamento Jurídico do Sindicato, sendo que na sua maioria eram assuntos comuns, que demandava resposta individualizada e, mais que isso, dada a complexidade além da resposta por escrito, ainda gerava ligação do Jurídico à empresa. Então, percebeu-se que por serem assuntos de interesse geral, e para que os associados pudessem conhecer e debater o tema, para resolver essas questões, definiu-se pela necessidade de reunir o grupo para conversar sobre os assuntos de interesse. Esse foi o grande fator que levou a criação desta Boa Prática, cujo objetivo é o de debater ideias, fomentar o intercâmbio e discutir sugestões que possam ser úteis especialmente à área de recursos humanos das empresas.

Como fazer acontecer: Para a implantação foi definido a periodicidade quadrimestral ou, a qualquer momento se houver assunto urgente que necessite ser debatido; definiu-se o público alvo: todos os representantes da área de recursos humanos das empresas associadas e sindicalizadas; duração de 02 (duas horas) e, convite à Entidades para falarem sobre temas específicos, quando necessário. Para a realização da Boa Prática foi envolvido o trabalho full time da Coordenadora do Departamento Jurídico, na coordenação e condução da Boa Prática; as pessoas da Secretaria para os procedimentos administrativos de inscrição e operacionalização do evento; Jornalista para a elaboração de notícias e design para elaboração do folder.



O diferencial, o pulo do gato para a realização da Boa Prática é que no formato apresentado não se encontra similar no mercado, visto que no evento se trabalham poucos temas, todos diretamente ligados às necessidades do momento das empresas dos segmentos, com as dúvidas sendo sanadas e as orientações sendo concedidas.


Principais resultados

Foram realizados 04 (quatro) eventos até o momento, conforme segue:

 























Ano



Nº eventos



Nº pessoas



Nº empresas



2017



3



69



48



2018



1



19



10


 





Para o Sindicato essa Boa Prática foi de grande importância e possibilita o oferecimento de um produto tão bem recebido pelos associados o que ampliou e o relacionamento com os mesmos; fortaleceu a cultura associativa; contribuiu para a fidelização dos associados. Para as empresas os ganhos foram substanciais, de grande relevância pois com as informações as mesmas puderam rever seus processos com a melhoria nos procedimentos. As informações contribuíram para um melhor desempenho nos procedimentos trabalhistas e com isso, a possibilidade de uma redução no passivo trabalhista das empresas. Contribuiu também, para a melhoria do ambiente, no que diz respeito à área trabalhista.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br